ACESSIBILIDADE
TAMANHO DA FONTE:
A+
A
A-
  • serviços Cidadão

  • serviços Empresa

  • serviços Servidor

  • consulta Processos

  • Acesso à
    Informação
+

Educação

Uma das prioridades da Administração Municipal é a educação. Por lei, 25% do orçamento municipal têm que ser investido nessa área. Rio Verde investe 26,5%, índice que este governo tem feito questão de aplicar, tanto em favor do ensino de qualidade – materiais pedagógicos e suporte técnico - quanto através do pagamento dos salários de professores e profissionais que atuam no ensino fundamental. Além disso, também são feitos investimentos em cursos de capacitação para professores, reformas, construção e ampliação de escolas.

Atendimento da Rede e Índices do IBEB

Rio Verde:

Rede Municipal: Anos Iniciais: 6,0 - Anos Finais: 4,6

Rede Estadual: Anos Finais: 4,2

Goiás: Anos iniciais: 5,1 - Anos Finais: 3,9

Brasil: Anos iniciais: 4,7 - Anos Finais: 3,9

Segundo o Censo Escolar 2012, a rede municipal e atendeu 21.570 alunos matriculados em 70 unidades escolares, incluindo zona rural e distritos. De acordo com a pesquisa realizada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anízio Teixeira, por meio do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB, as escolas municipais de Rio Verde obtiveram, em 2011, a média inicial de 6,0 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi 4,6. Estes índices comprovam a qualidade da educação oferecida pelo Município de Rio Verde – Goiás, pois a cidade de Rio Verde é referência nacional em qualidade de ensino.

O IDEB de Goiás para os anos iniciais foi de 5,1 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi de 3,9. O IDEB Nacional para os anos iniciais foi de 4,7 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi de 3,9.

Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Com o intuito de promover a inclusão na perspectiva da diversidade, há no Município 17 salas multifuncionais para atender a demanda da rede: Alunos com deficiência mental, auditiva, física e múltipla; condutas típicas, altas habilidades/superdotação.

Transporte Escolar

Hoje a frota escolar municipal é composta por 147 veículos, sendo 85 kombis, 17 micro-ônibus e 45 ônibus, a qual atende cerca de 3.200 alunos das redes municipal, estadual e de programas sociais, na zona urbana e rural.

Todos os alunos que estudam na zona rural contam com transporte escolar, subsidiado, em grande parte, pela Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Educação. Os veículos rodam mais de 30.300 Km por dia. Toda frota do transporte escolar é terceirizada, são carros com uma média de nove anos de uso.

Laboratórios de Informática

A rede Municipal de Educação possui 52 laboratórios de informática em pleno funcionamento objetivando promover a inclusão digital.

Merenda de qualidade

Os alunos da rede pública municipal de Rio Verde contam com merenda escolar de qualidade. Uma nutricionista elabora os cardápios, balanceando os valores nutritivos de cada refeição. As gestoras adquirem os alimentos no próprio município, priorizando os de boa qualidade. Segundo a Lei 038/2009, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 30% dos recursos disponibilizados devem ser destinados à compra de alimentos advindos da agricultura familiar.

A SME fornece 27.742 refeições diárias e em 2012, ofereceu mais de 5.400.000 refeições na rede.

Programa Rede Vencer

Como política pública educacional, existe ainda a parceria em prol de uma maior qualidade na educação municipal com o Instituto Ayrton Senna, o qual é presidido por Viviane Senna. O Programa Rede Vencer espera aperfeiçoar os resultados da educação rio-verdense, promovendo o sucesso dos alunos da rede municipal, tornando-os cidadãos competentes, autônomos, críticos e agentes dos seus destinos. Os programas de correção de fluxo (Acelera e Se liga), Circuito Campeão, Gestão Nota 10 e Fórmula da Vitória fazem parte da rede vencer.

Projeto: Unidades Integradas Aprender em Dois Tempos

Tem como objetivo promover o acesso de atividades no contraturno, como direito social, tendo como foco as escolas da rede pública municipal, envolvendo os eixos: Ensino, Esporte, Lazer e Cultura visando atender o aluno em tempo integral.

Para o desenvolvimento dessa proposta pedagógica, o Projeto atende mais de 13 mil alunos participantes, que retornam no contraturno para desenvolver atividades como: Informática, reforço escolar, educação física, teatro, música, esporte entre outras que acontecem nos polos educacionais ou na própria Unidade Escolar.

Programa Biblioteca Escolar

Programa de revitalização das Bibliotecas Escolares, por meio de reforma e ampliação dos espaços das bibliotecas, compra de acervo e mobiliário. O programa conta com biblioteca itinerante, que é um utilitário adaptado em uma Kombi, com mais de 3.000 livros, que percorre, periodicamente, todas as escolas da rede municipal.

EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação básica que garante a jovens e adultos o direito à formação e assegura-lhes a permanência e a continuidade dos estudos ao longo da vida. Na Rede Municipal de Ensino, a EJA atende em 2013 cerca de 670 alunos do 1º ao 9º ano. E Brasil Alfabetizado 80 alunos não alfabetizados.

Pré-Vestibular Solidário

Oferecido pela Prefeitura de Rio Verde mediante a Secretaria de Educação e Secretaria de Juventude, Ciência e Tecnologia, o curso de Pré-Vestibular, tem duração de seis meses e já atendeu 700 alunos pelo projeto até dezembro de 2012.

Realizado aos sábados no turno vespertino, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Selva Campos Monteiro, o curso conta com professores altamente capacitados, e tem como objetivo específico estimular o estudante a rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionais exames de vestibulares, entre eles, destacam-se: o Instituto Federal Goiano, a Universidade Estadual de Goiás, a Universidade Federal, bem como as Instituições particulares de Rio Verde e região.

Projovem

O Projovem é um curso profissionalizante, que qualifica jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho, integração social, mercado formal e empreendedorismo. Ele atendeu em 2012 cerca de 200 estudantes. O Projovem é uma realização da Prefeitura de Rio Verde, por meio do Ministério do Trabalho/Emprego, em parceria com as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Juventude e de Educação.

Ensino Superior

O crescimento educacional é registrado, também, no ensino superior. Hoje, existem quatro instituições de ensino superior instaladas no Município: a Universidade de Rio Verde (Uni RV), o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo – que pertence ao mesmo grupo do Colégio Objetivo de Rio Verde – a Faculdade Almeida Rodrigues (FAR) e o IFGoiano.

Universidade de Rio Verde (Uni RV)

(www.fesurv.br)

A Uni RV é uma conquista histórica do povo rio-verdense. Hoje são mais de cinco mil acadêmicos matriculados em 29 cursos de graduação, inclusive medicina, diversos cursos de pós-graduação, um curso de mestrado em produção vegetal oferecido no Campus de Rio Verde. A instituição possui também um campus em Caiapônia, extensão em Cristalina e Nerópolis.

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (Faculdade Objetivo)

(www.faculdadeobjetivo.com.br)

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo oferece ensino superior de qualidade em Rio Verde. Sua mantenedora é a Associação de Ensino Superior de Goiás (AESGO). A instituição expandiu muito a oferta de cursos e sua infraestrutura, tendo o foco na qualidade dos serviços prestados.

Faculdade Almeida Rodrigues (FAR)

(www.faculdadefar.com.br)

A Faculdade Almeida Rodrigues é mantida pelo Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues e constituída como estabelecimento de ensino superior de caráter particular. Tem na presidência da mantenedora a professora Alba de Almeida Rodrigues, com tradição em educação há mais de 50 anos em Rio Verde. Possui ótima infraestrutura e um quadro docente altamente qualificado. Cerca de 700 acadêmicos estão matriculados nos diversos cursos de graduação, bacharelado e tecnológico. Oferece também oito cursos de pós-graduação.

Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

(www.rioverde.ifgoiano.edu.br)

O IFGoiano é uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. Oferece educação superior, básica e profissional, pluricurricular, especializada em educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Atende mais de cinco mil alunos.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

O SENAI oferece cursos profissionalizantes, com a função de preparar alunos para ingressar nas mais diversos campos de profissões na área de indústria, organiza cursos em áreas fundamentais e qualifica os estudantes, de forma profissional e séria para exercer funções operacionais em um nível acima do esperado pelo mercado.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

O SENAC ocupa-se desde o aperfeiçoamento até a qualificação de mão-de-obra para os setores de serviços e comércio em geral. Oferece cursos nas seguintes áreas: administração, informática, moda e beleza, saúde, hotelaria, comunicação e artes.

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE)

O SEBRAE desenvolve atividades ligadas à qualificação dos empresários e funcionários, voltadas especialmente para os micros, pequenos e médios empresários.

Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte.

Telefones úteis

Lista telefones da Prefeitura

Executivo

Gabinete do Prefeito

64 3602-8030

Órgãos e Empresas Públicas

Procuradoria Geral do Município

64 3602-8026

AMT - Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito

64 3620-2069 / 3620-0007 e 156

IPARV – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Rio Verde

64 2101-7100 , 2101-7101, 2101-7102

PROCON

64 3602-8600

AMAE/RV - Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico

64 3620-2065 / 9 9264-3896

Hospital Materno Infantil Augusta Bastos (HMIAB)

64 36

Departamentos

CMEI Professora Judith Iara Alves Augusto

64 99284-7521

EMEF Professora Maria Dulce Rocha Duarte Barbosa

64 3620-2011 / 9 9278-2472

CMEI Caminho da Vida

64 3620-3228

Secretarias

Secretaria de Planejamento e Gestão

64 3602-8040 / 3602-8087

Controladoria Geral do Município

64 3602-8055

Secretaria de Assistência Social

64 3602-8800

Secretaria de Turismo

64 3620-2146

Secretaria da Fazenda

64 3624-2400 / 2413

Secretaria de Educação

64 3602-8200

Secretarias

Secretaria de Saúde

64 3602-8100 - 64 3602-8123

Secretaria de Ação Urbana e Serviços Públicos

64 3620-2131 / 3620-2141

Secretaria Infraestrutura Urbana

64 3602-7200

Secretaria de Infraestrutura Rural

64 3620-0012

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável

64 3620-4130

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

64 3612-1944

Secretaria de Esportes e Lazer

64 3620-2081, 3620-2042, 3620-2119

Secretaria de Meio Ambiente

64 3602-8400

Secretaria de Comunicação Social

64 3602-8001

Secretaria de Cultura

64 3620-2071

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

64 3602-1281 / 64 992241507