A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o dia “D” de vacinação Antirrábica.Organizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Rio Verde, a vacinação aconteceu durante todo o dia de sábado,11 de outubro em mais de 20 pontos espalhados por toda a cidade. A campanha trata-se de uma ação preventiva, já que a raiva, além de levar os animais à morte, ainda pode ser transmitida aos seres humanos. A ação esse ano atendeu cerca de 14 mil animais onde imunizou cães e gatos a partir de três meses de idade e os agentes de saúde e contou com apoio da equipe do Tiro de Guerra. Segundo o médico veterinário,Giuliano Carlos Fachime,os animais que não foram vacinados podem ser levado pelos seus proprietários até Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em horário comercial,onde serão atendidos por profissionais capacitados.
A Campanha: Em casos específicos que não foi possível levar o animal até o posto de vacinação no dia “D”, o proprietário, maior de 18 anos, poderá procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira, e assim levar a vacina para sua residência, desde que possua um isopor com gelo para o transporte correto da vacina, mediante a assinatura de um termo se responsabilizando pelo animal caso ocorra alguma reação após a vacinação. Além disso, o responsável terá o prazo de sete dias para devolver o material utilizado no processo,como agulha e seringa ao Centro de Zoonoses, para seu devido descarte.
Fotos: Charlene Carmo A escola Municipal Professor Chafic Antônio foi um dos pontos de vacinação O dia “D” de vacinação Antirrábica aconteceu no sábado,11
Cerca de 14 mil animais foram imunizados em Rio Verde