Há algumas semanas, um grupo de alunos dos cursos de Turismo, Administração com habilitação em Comércio Exterior, Administração com habilitação em Marketing e Administração com habilitação em Sistemas de Informações Gerenciais do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo estiveram visitando o Porto Seco Centro-Oeste, a primeira Estação Aduaneira Interior (EADI), acompanhados pelos professores da Instituição Fábio Pierazzo e Geovanny Vasconcelos.
Essas estações são portos que foram criados para desafogar as alfândegas principais do país, exemplo do Porto de Santos e Paranaguá, Aeroportos de Vira Copos e Guarulhos, dentre outros. O Porto Seco Centro-Oeste foi criado em 1999, no município de Anápolis-GO, em uma região estrategicamente privilegiada, sendo ponto de intersecção de três rodovias federais (BR-060, BR-153 e BR- 414), além de ser o marco zero km da interligação das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica.
De acordo com os professores, o objetivo maior da visita foi possibilitar aos estudantes que participaram a oportunidade de presenciar a rotina aduaneira em uma EADI. “Os participantes puderam perceber que mesmo estando distante dos centros financeiros e longe das áreas de fronteiras do país, o comércio exterior está mais próximo e interiorizado do que se imaginava, evidenciando que não existem barreiras nem distâncias no âmbito do Comércio Internacional”, destacou o professor Geovanny Vasconcelos. Com a visita, os alunos puderam ter contatos com pessoas que lidam com comércio exterior, segundo informou o professor Fábio Pierazzo, para posterior troca de informações e envio de currículos.