O assessor especial de habitação da Prefeitura de Rio Verde, Tiago Tibiriçá, fez na manhã desta quinta-feira, 04, o plantio simbólico de 05 mudas de árvore da espécie oiti, no Residencial Jardim Helena, onde estão sendo construídas 274 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo informou o Assessor, o objetivo do projeto é beneficiar cada casa com uma árvore em sua porta. “O plantio das outras 269 será feito na próxima semana pela equipe da Superintendência de Parques e Jardins da Prefeitura”, destacou Tibiriçá, ressaltando a importância desta iniciativa. “Além de uma boa sombra, esta espécie de árvore ainda dá frutos comestíveis e é própria para a Cidade”, finaliza.
Oiti - Uma das espécies de Árvores mais resistentes do mundo
Muito rústico, o oiti resiste bem à poluição e por isso sobressai entre as espécies usadas na arborização urbana.
Nativo do Brasil e de ocorrência espontânea entre Piauí e Bahia, o oiti (Licania tomentosa), também chamado oitizeiro ou oiti-da-praia, é uma árvore frondosa, de tronco esguio (atinge até 15m de altura), folhagem densa e perene, da família das crisobalanáceas, a mesma do guajuru ou crisobalano. As flores são inexpressivas, mas as folhas, quando novas, formam uma copa esbranquiçada que lhe confere interesse ornamental. Os frutos, cuja polpa é pegajosa e amarela, são comestíveis mas de cheiro pouco agradável.
Fotos: Washington Oliveira