Todos somos diferentes e desde a infância é possível observar estas peculiaridades, tendo em vista que cada um tem ritmo distinto na hora de aprender. Mas quando o desenvolvimento escolar da criança fica prejudicado, essas diferenças devem ser consideradas e trabalhadas de forma específica.
Preocupados com a socialização e aprendizagem dos alunos da rede, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação (SME), dispõe de psicopedagogos que atuam visando o aperfeiçoamento do conhecimento nos eixos psicológico e pedagógico.
A psicopedagoga Núbia Borges é responsável pelos atendimentos oferecidos às crianças que tem dificuldade na aprendizagem, leitura, escrita, memorização e comportamento. “Trabalho com a parte cognitiva e com as diferenças, motivando-os através do lúdico, diálogo, carinho e paciência, eles têm conseguido ótimos resultados”, salientou.
Oito alunos estão sendo atendidos pela coordenadora, destes, cinco são da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Josefina.
A gestora da unidade, Adriane Paludo, destaca que quando o professor observa qualquer dificuldade de aprendizagem nos alunos eles são encaminhados para avaliação de psicólogas e psicopedagogas e após análise, um trabalho específico à necessidade do estudante é desenvolvido. “Percebemos uma melhora considerável nas crianças”, afirmou a diretora.
Foto: Tanabi Fedrigo
SME dispõe de psicopedagogos que atuam visando o aperfeiçoamento nos eixos psicológico e pedagógico