O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou o "I Encontro Técnico do Programa Juventude Cidadã", em Brasília, entre os dias 08, 09 e 10 de Fevereiro, e estiveram presentes no encontro o senhor Ezequiel Sousa do Nascimento, Secretário de Políticas Públicas de Emprego – SPPE, o Senhor Leonardo Müller de Campos Futuro, Coordenador-Geral de Empreendedorismo Juvenil – CGEJ, o Senhor Weverton Rocha Max de Sousa, Assessor do Ministério do Trabalho de Emprego, técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego, alem de representantes de 200(duzentas) prefeituras de Todo Brasil, contempladas com o programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã. Rio Verde-GO, também contemplado com o Programa, enviou 02 representantes, sendo o Superintendente Municipal de Juventude de Rio Verde, Ricardo Junior Pereira, e o Coordenador de Programas e Projetos da Superintendência Municipal de Juventude de Rio Verde, Robson Rodrigues Garcia. O Programa Juventude Cidadã irá qualificar 2000 mil jovens em Rio Verde até o final do ano de 2010.
O evento serviu para capacitar e orientar os técnicos dos estados e municípios de todo Brasil na execução do Programa Juventude Cidadã em 2010. Nesses dias os técnicos conheceram as principais ações de qualificação, a execução do convênio, o cadastro dos jovens, carga horária de aulas, evasão, certificação, meta de inserção, prestação de contas do recurso a ser utilizado, além do monitoramento e avaliação das ações. De acordo o Coordenador-Geral de Empreendedorismo Juvenil – CGEJ, Leonardo Müller de Campos Futuro, as entidades são responsáveis por executar as ações, mas o MTE se coloca como parceiro permanente para garantir a qualificação social e profissional desses jovens.
Para o secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Ezequiel Nascimento, essa política pública não deve ser encarada como mais um número, mas é uma oportunidade de construir sonhos e de dar esperança aos jovens e as famílias. "Como a experiência é um limitador no mercado, estamos proporcionando que eles a tenham. Para garantir isso, os técnicos devem estar bem orientados", completou.
Os jovens interessados em se qualificar por meio do Programa Juventude Cidadã devem estar atentos aos requisitos básicos: ter entre 18 e 29 anos, estar em situação de desemprego e ser membro de família com renda mensal até um salário mínimo por pessoa. Quem tiver esse perfil, em breve serão divulgados os locais de inscrição.
Projovem -
O Juventude Cidadã é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Trabalhador, de coordenação do MTE. Também compõe o ProJovem Trabalhador o Consórcio Social da Juventude, Escola de Fábrica e Empreendedorismo Juvenil. Todos com objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho, em ocupações alternativas geradoras de renda.
Robson Garcia, Leonardo Müller, Ezequiel Nascimento, Ricardo Junior e Weverton Rocha
Público presente no evento