Autoridades da União, Estado e Município marcarão presença no evento
A próxima quarta-feira, 23, será um dia bastante especial para os rio-verdenses, que passarão a contar com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Município. Para começar o dia em ritmo de inauguração, a Prefeitura vai promover às 10 horas, com a saída da Prefeitura, um desfile com todos os carros e ambulâncias do Órgão de Saúde.
A carreata percorrerá inúmeros bairros da Cidade, fazendo o percurso pelos seguintes bairros: Popular, Martins, Valdeci Pires, Céu Azul, jardim Goiás, Vila Mariana, Promissão, Vila Amália, Centro e se encerra na sede do SAMU, que funcionará na antiga sede da Secretaria de Saúde, ao lado do Cais.
Às 14h30 será realizada a solenidade oficial de inauguração que contará com presença de autoridades municipal e estadual. Marcarão presença no evento o prefeito Paulo Roberto Cunha, o secretário de Saúde Eduardo Martins, o responsável pela unidade, Leonardo Vieira, além de representantes de importantes órgãos de saúde da União, do Estado e do Município.
“É com muito orgulho que entregamos mais esta importante obra para os rio-verdenses. O SAMU que agora se torna uma realidade em nosso município muito irá contribuir para a saúde pública de Rio Verde, através do atendimento pré-hospitalar de urgência no local onde a vítima se encontrar. Foram três anos de luta e agora só temos que nos orgulhar por sediar tão importante Órgão de Saúde”, destacou o prefeito Paulo Roberto Cunha.
Segundo Leonardo Vieira, o serviço funcionará com dez viaturas, sendo que duas são consideradas reservas técnicas, e iniciará o funcionamento com 50 profissionais contratados. Leonardo explicou dessas oito, duas estará em Rio Verde, onde vai funcionar a base central. “Uma é a Unidade de Suporte Avançado, composta por um socorrista, uma enfermeira e o médico e a outra é a Unidade de Suporte Básico, composta por um socorrista e um técnico de enfermagem”, explica.
O coordenador do SAMU explicou ainda que existirá outra base em Jataí, onde vão ter duas unidades (Avançada e Básica) e que os municípios de Santa Helena, Quirinópolis, São Simão e Mineiros contarão com uma unidade Básica cada um.
O SAMU - O benefício é mais uma conquista da Prefeitura de Rio Verde, que há mais de três anos está empenhada na implantação do Programa. “O Programa é do governo Federal, através do Ministério da Saúde, mas o prefeito Paulo Roberto Cunha não mediu esforço, determinação e coragem para trazer uma unidade do órgão para o nosso Município”, ressaltou o secretário de Saúde, Eduardo Martins.
De acordo com o Programa, as unidades funcionam com plantão 24 horas, com equipes capacitadas para atender urgências de diferentes naturezas e com instalação que atenda a todos os requisitos do regulamento. "A implantação do SAMU representa um ganho significativo para a Cidade. Ele atenderá, com excelência, as necessidades de emergência e urgência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas", comenta o Secretário.