COMPARTILHAR

Rio Verde transmite 5° telecongresso internacional da Educação em Goiás

O 5º Telecongresso Internacional de Educação, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), será transmitido, através da Infovia/CNI e Internet, para todo o Brasil nos dias 17 e 18 de outubro e terá como foco principal o debate de novas políticas públicas nesta área. Em Goiás o telecongresso será transmitido em Anápolis, Goiânia e Rio Verde. As inscrições para participar podem ser feitas até o dia 11 de outubro no site www.telecongresso.sesi.org.br ou pelo telefone (62) 3219-1329.
 
Realizado a cada dois anos, o Telecongresso visa discutir a importância da educação no desenvolvimento e na competitividade do País. O evento é uma parceria do Sesi com a Unesco e a Universidade de Brasília. Durante os dois dias de realização, estima-se a participação de aproximadamente 14 mil pessoas em todo País. Será um fórum de educação, com a troca de experiências e a participação de educadores dos mais distantes pontos do Brasil e também no exterior.
 
No primeiro dia, após a abertura, haverá a conferência do professor Martin Carnoy, da Universidade de Stanford (Califórnia), que vai falar sobre A Educação e a Economia do Conhecimento. O primeiro painel (Educação: Base para o Desenvolvimento) terá como mediador, José Pastore (sociólogo, especialista em relações do trabalho e desenvolvimento institucional). Também estão confirmados Ana Luíza Machado (diretora do Escritório Regional da Unesco para a América Latina e Caribe) que vai falar sobre Qualidade da Educação Básica e o Desenvolvimento, e Alberto Rodriguez (do Banco Mundial) que terá como tema A Universidade e a Competitividade do Brasil no Mundo Globalizado.

Às 14h, o sociólogo italiano Domênico de Masi, autor de livros como O ócio criativo e o Desenvolvimento sem Trabalho, abordará a Criatividade e Inovação na Sociedade Globalizada. Também à tarde o painel Educação, Criatividade e Inovação, terá como mediador o economista e professor Carlos Arthur Kruger Passos, além dos palestrantes Eunice Soriano (professora da Universidade Católica de Brasília, especialista nas áreas de criatividade e superdotação) falará sobre O Papel da Escola no Desenvolvimento da Criatividade. Paulo Antonio Zawislak, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordará Educação Superior e Inovação, e a psicológa e professora da UnB, Maria de Fátima Bruno de Faria, que palestrará sobre Criatividade e Inovação na Perspectiva de Educação Continuada. Após haverá apresentação de trabalhos regionais.
 
O dia 18 terá a partir das 9h15min a conferência Empreendedorismo, Educação e Desenvolvimento com o especialista em Sociedade da Informação, América Latina (Chile), Martin Hilbert. O terceiro painel (Competências para formação de empreendedores) terá Eda Lucas, da Universidade de Brasília como mediadora, além do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Lezana, com a palestra Educação e o Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, a professora e psicóloga da Puc do Rio de Janeiro, Sandra Korman, que abordará Formação Empreendedora na Universidade, e do presidente do Instituto Sangari, Ben Sangari, que falará sobre Aprender e Empreender: Uma Prática Contínua.
 
A conferência da tarde será Educação para a responsabilidade social e ecossustentabilidade, pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva. O quarto e último painel terá como tema Responsabilidade Social e Educação Ambiental. Os palestrantes serão: o professor da USP e diretor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti (Educação ambiental na educação básica), a responsável pelo setor de Educação para o desenvolvimento sustentável da Unesco, Aline Bory-Adams (Responsabilidade Social e Ecossustentabilidade na Educação Superior), e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Bartholo (Exercício da Responsabilidade Social e a Formação Continuada). O painel será mediado pelo secretário executivo do Instituto Brasileiro de Mineração, José Mendo.
 
A última parte do Telecongresso será com debates interativos sobre educação básica, educação superior e educação continuada.
 
Serviço:

Pauta: 5º Telecongresso Internacional de Educação

Data: 17 e 18 de outubro
Hora: 9h
Local: Casa da Indústria – Av. Araguaia, 1544, Ed. Albano Franco – Vila Nova (Goiânia)
Fonte: Ascom Sesi Goiás
 

Relacionadas