Rio Verde destaca-se como o terceiro município mais dinâmico do País, sendo antecedido apenas por Paulínia (SP) e Macaé (RJ), conforme levantamento realizado pela Florenzano Marketing para o Atlas do Mercado Brasileiro. O estudo aponta ainda que oito municípios goianos estão relacionados entre os 300 mais dinâmicos. Também estão ranqueados Itumbiara (24º lugar), Jataí (41º), Luziânia (67º), Goiânia (94º), Anápolis (113º), Valparaíso (228º) e Aparecida de Goiânia (257º).
No levantamento, publicado no Atlas do Mercado Brasileiro, pela Gazeta Mercantil,o dinamismo dos municípios é medido por meio de indicadores, como o aumento do Índice de Potencial de Consumo (IPC), variação do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao Brasil, operações bancárias por habitante, criação de empresas, licenciamento de veículos, aumento da população, e gastos municipais, por habitante, em saúde, educação, saneamento, ciência e tecnologia.
Paulínia, o município que lidera o ranking do dinamismo, tem sua força econômica pautada na indústria petroquímica e na Refinaria do Planalto (Replan) da Petrobras. Já o município fluminense de Macaé, segundo colocado, lidera a produção brasileira de petróleo. Rio Verde tem registrado contínuo crescimento econômico nos últimos anos, sustentado pelo desenvolvimento da agricultura e pela agregação de valor aos produtos agropecuários. O município goiano é hoje o principal pólo do agronegócio e ocupa também o segundo lugar no Ranking de Competitividade 2005, elaborado pela Secretaria do Planejamento (Seplan).
Rio Verde é a única cidade do Goiás, onde o Banco do Brasil tem quatro agências bancárias, uma exclusiva para o atendimento de empresas. O Magazine Luiza, um dos maiores grupos de varejo de eletrodomésticos do País, escolheu o município para iniciar a instalação de uma série de lojas no Estado.
Uma das maiores cooperativas do País, a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo),tem sua sede em Rio Verde. A Perdigão também escolheu o município para instalar o que é considerado maior complexo agroindustrial da América Latina. Destacam-seainda a unidade da Cargill Alimentos, Frigorífico Margem, Brasilata (especializada em embalagens metálicas), Refrigerantes Rinco, Orsa Celulose (indústria de embalagens e chapas de papelão ondulado), entre outros empreendimentos que geram emprego e renda.
No município está instalada a Plataforma Tecnológica do Sudoeste (PTS), iniciativa de instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas e órgãos públicos, com o objetivo de aumentar a competitividade do agronegócio da região. Rio Verde tem três instituições de ensino superior: Universidade de Rio Verde (Fesurv), Instituto de Ensino Superior de Rio Verde e Faculdade Almeida Rodrigues, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (Cefet). Na área de formação profissional, funcionam escolas do Senai e do Senac.
De acordo com o prefeito Paulo Roberto Cunha, as expectativas de desenvolvimento de Rio Verde são conseqüência do solo fértil, topografia e clima favoráveis à prática do agronegócio, industrialização em franca expansão, comércio ativo, oferta de mão-de-obra e pólo educacional voltado também para a pesquisa. Para ele, o resultado do estudo da Florenzano Marketing comprova os potenciais econômicos destacados no Agenda Goiás e no Agenda de Negócios, projetos do jornal O POPULAR, em parceria com o governo de Goiás, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Sebrae e Câmara Americana de Comércio (Amcham). Mariza Santana – Jornal O Popular