A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que permite auxiliar professores, coordenadores e gestores a identificar o desempenho de alunos em processo de alfabetização, no 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. A intenção é fazer com que as informações geradas ajudem a compreender quais são as capacidades já dominadas pelos alunos e quais deverão ser apreendidas ao longo do ano escolar.
Segundo a Secretária de Educação Lúcia Helena Batista, a Provinha Brasil servirá para oferecer à rede de ensino um instrumento para acompanhar a evolução da qualidade da alfabetização, prevenindo assim, o diagnóstico tardio dos déficits de letramento. “Dessa forma, contribuirá para a melhoria da qualidade de ensino e para a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional”, destacou a Secretária.
A Provinha Brasil será aplicada nas Escolas da Rede Municipal de Ensino nos dias 28, 29 e 30 de abril, e poderá auxiliar os alunos a superar as dificuldades iniciais no aprendizado e prosseguir nos estudos mais preparados. Isso diminui ainda as chances de que abandonem a escola, contribuindo para que completem o ciclo de escolarização básica.