A Prefeitura de Rio Verde, por meio das Secretarias: de Indústria e Comércio, e Agricultura e Meio Ambiente, além do Escritório de Exportação, está representada na abertura do 14° Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), que está acontecendo durante todo o dia de hoje, 26, no auditório da Faeg, em Goiânia.
O secretário de Agricultura, Jair Leão, e a coordenadora do Escritório de Exportação, Lorena, mais do que participar do evento já fizeram seus contatos com os palestrantes Eduardo Sampaio, Diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); Daniel Amin Ferraz, Coordenador do Núcleo de Integração para Exportação (NIEx) do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do MAPA e Macel Felix Caixeta, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a fim de ampliar ainda mais o número de exportação da nossa região e conscientizar os produtores.
“Este evento é de fundamental importância, pois, por meio dele são desenvolvidas estratégias de integração para exportação, além de apresentadas as ferramentas de apoio para exportar produtos do agronegócio goiano”, destacou Jair.
Agroex 2008
Este é o segundo evento realizado no Centro-Oeste. O objetivo é fomentar as exportações brasileiras do agronegócio. O Seminário faz parte das atividades do projeto de Integração do Agronegócio para Exportação (ProDiex), que inclui ainda o curso de Integração para Exportação (AgroInt), Passo a Passo dos Procedimentos para Exportação e AgroIncubadoras para Exportação. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso, representou o governador Alcides Rodrigues.
A iniciativa é do Mapa ( Ministério do Desenvolvimento, de Comércio Exterior, de Relações Exteriores) e Sebrae, além dos parceiros locais, Federação da Agricultura e secretarias de Agricultura dos Estados, dentre elas a secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro).
O Seminário é voltado para produtores rurais, cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores e instituições públicas e privadas que apóiam o setor. Paralelo às palestras haverá uma exposição de pequenos produtores que já exportam seus produtos.
Em 2006, foram realizados cinco seminários, em 2007, sete e para esse ano estão programados 10 eventos. O primeiro deste ano já aconteceu no mês de fevereiro, em Minas Gerais.