A Secretaria Municipal de Cultura deu espaço à literatura e à criatividade local ao sediar o lançamento de dois livros fascinantes, na última sexta-feira, 15 de setembro: "Jogos Eletrônicos e Educação Física: (re)visitando a Caixa de Pandora", do professor Fabio Pereira Santana, e "Lateca: a boneca de lata esperta", da talentosa autora Flávia Bernardes, com ilustrações de Jeicy Kelly Campos.
Fabio Pereira Santana, um acadêmico versátil e comprometido com a educação, é mestre em Educação pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Além disso, possui especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Rio Verde (UniRV), é graduado em Educação Física pela UniRV e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (Uniube).
O livro "Jogos Eletrônicos e Educação Física: (re)visitando a Caixa de Pandora", publicado pela Editora Kelps, é uma obra inovadora de 260 páginas que nasceu a partir da dissertação de mestrado de Fábio Santana, defendida em 2015. A publicação mergulha na complexa relação entre jogos eletrônicos e Educação Física, explorando a interseção entre tecnologia e atividades físicas de maneira inovadora, oferecendo uma perspectiva instigante. "O livro busca lançar luz nesse debate muito atual entre integração tecnológica e Educação Física, abrindo novos horizontes e perspectivas de diálogo", justificou o autor. Por outro lado, o livro "Lateca: a boneca de lata esperta", também publicado pela editora Kelps, é uma joia literária assinada por Flávia Bernardes, uma educadora apaixonada pela sua profissão, pós-graduada em Psicopedagogia e graduada em Turismo e Pedagogia. Com 21 anos de experiência na área da educação, Flávia compartilha sua criatividade e paixão pela escrita em sua obra, que encantará leitores de todas as idades. Ela se define como uma "contadora de histórias", e seu livro é um testemunho vivo desse amor pela narrativa. As ilustrações de Jeicy Kelly Campos complementam a história de Lateca, a boneca de lata esperta. "Este livro é uma expressão genuína da minha paixão pela educação e pela escrita, e espero que ele toque o coração de leitores de todas as idades", declarou a escritora. Ambas as obras foram publicadas por meio do projeto "Escritores agora têm vez", da Secretaria Municipal de Cultura. "Esse projeto, em vigor desde 2017, visa apoiar autores locais, oferecendo-lhes a oportunidade de compartilhar suas criações literárias com o público, enriquecendo a cena cultural da cidade", explicou o secretário de Cultura, Isaac Pires.
O lançamento dos livros na Secretaria de Cultura não apenas celebra a diversidade literária local, mas também inspira outros talentos a trilharem o caminho da escrita e a compartilharem suas histórias com o mundo. "Esses eventos literários fortalecem a comunidade e reforçam o compromisso de Rio Verde com a promoção da educação e da cultura", completou o secretário de Educação, Miguel Ribeiro.