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postado em 01 out 2019 em Secretaria de Saúde

HMU é único hospital de Rio Verde em Relatório da ANVISA de boas práticas de segurança do paciente

Relatório destaca 14 unidades do estado, entre hospitais públicos e privados


Desde a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Municipal Universitário (HMU), em 2017, diversas ações foram desenvolvidas para garantir a segurança do paciente e melhorar o serviço prestado através do Plano de Segurança do Paciente, e os resultados começam a surgir: o HMU atendeu às Práticas de Segurança do Paciente realizada pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/Anvisa e agora aparece na lista de hospitais com alta adesão as práticas de segurança, referente a 2018.

O HMU é o único hospital de Rio Verde a aparecer na lista, estando entre os 14 hospitais relatados de todo o estado. O relatório é gerado de acordo com a auto avaliação permanente das práticas de segurança, realizados através do levantamento dos riscos em serviços de saúde de cada unidade e a utilização de ações preventivas e corretivas, como o uso de protocolos específicos (recomendados pela Organização Mundial de Saúde) e estabelecimento de sistemas de gestão focados em prevenir e reduzir riscos e danos no serviço de saúde.

Na prática, o NSP funciona assim: os profissionais de saúde preenchem formulários próprios desenvolvidos para o levantamento de erros e de dificuldades, a partir do levantamento destas notificações recebidas, o NSP promove ações, capacitações e implementações de sistemas que possam resolver a situação.

Entre as mudanças realizadas foram implementados novos leitos com grade de proteção; implementação dos protocolos recomendados pela ANVISA (prevenção de quedas, prevenção de lesão por pressão, protocolo de medicamento, etc); relógio de parede com orientação de mudança de decúbito (posição do paciente no leito); identificação de medicamentos controlados; dupla conferência de medicamentos e estrutura da prescrição.

A identificação do paciente também se tornou mais efetiva: foram disponibilizadas pulseiras de identificação para cada paciente, com clamps coloridos colocados nas pulseiras para identificar riscos e alertas, como quando paciente é alérgico a algum medicamento ou tem risco de quedas do leito, por exemplo, além de etiquetas adesivas de identificação para classificação de risco e implementação de placa acrílica beira-leito com dados do paciente.

Pulseira de identificação utilizada no HMU leva nome e dados pessoais do paciente, além de clamps com classificações de riscos.

Mudanças estruturais também fazem parte das ações: foi ampliado o espaço da farmácia, com uma bancada de distribuição de medicamentos para melhor segurança na hora da conferência dos medicamentos pela equipe e também foi realizada a ampliação do posto de enfermagem para melhor segurança da equipe na manipulação e diluição de medicamentos.

Outro importante fator que contribui com estes resultados é a capacitação dos profissionais de saúde, por isso também foi criado no HMU o Núcleo de Qualidade e Educação Permanente, que realizou 15 capacitações no ano de 2018 e 9 capacitações em 2019 até agora, com temas variados identificados pelas notificações encaminhadas pela própria equipe, treinando e preparando os servidores para prestarem um melhor atendimento, livre de erros.

Para o Prefeito Paulo do Vale, ações de capacitação e prevenção de acidentes reforçam o objetivo da atual administração em humanizar a saúde, garantindo melhor atendimento para os cidadãos. "Nós temos trabalhado para entregar um atendimento de qualidade, fazer com que o paciente tenha o melhor tratamento possível, então nós investimentos nessas melhorias para garantir que a permanência no hospital seja tranquila, livre de riscos, o que também é fundamental na área da saúde", afirma o prefeito

Saúde realiza ação especial sobre segurança do paciente

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde para mobilizar pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde, pesquisadores e demais envolvidos da área sobre os cuidados e as medidas para melhorar o atendimento médico.

Em Rio Verde, a Secretaria de Saúde realizou uma série de publicações nos canais oficiais da Prefeitura de Rio Verde na internet, além de realizar um evento especial no Parque Espelho D’água com diversas orientações de medidas básicas que o paciente e o acompanhante podem tomar para evitar incidentes, a principal delas: fale pela segurança do paciente!

“O segredo é comunicar, você comunica com os pacientes, os pacientes comunicam com os profissionais de saúde, e os profissionais fazem os prontuários com essas informações do paciente para outros profissionais que vão ter as informações corretas deste paciente”, afirma a coordenadora do NSP do HMU, Eliane Borges.

Além do NSP, a ação no Parque Espelho D’água contou também com equipe de Fisioterapia da SMS e com a equipe do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU. “Nós estamos promovendo essa interação entre profissionais e a comunidade com o intuito de informar as pessoas que podem se tornar pacientes, que podem precisar de uma instituição de saúde, falando o que ele pode fazer par ajudar em sua própria segurança”, afirma Lidiane Damasceno, coordenadora do núcleo.

A auxiliar administrativa Valdirene Oliveira estava no parque e aproveitou para fazer os testes de pressão e glicemia, que foram oferecidos gratuitamente, e achou as informações que recebeu sobre a segurança do paciente interessantes: “gostei de saber sobre a questão das perguntas que a gente pode fazer no hospital, dos riscos, achei muito interessante mesmo”.

Texto: Pedro Cabral
Imagens: Arquivo/SECOM/NSP-HMU
Revisão: Fernando Machado

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