Com o objetivo de realizar a prevenção e a promoção de saúde em nível educacional aos pacientes hipertensos e diabéticos, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes promoveu as palestras “Hábitos alimentares que fazem a diferença para a Pressão Alta e Diabetes” e “A importância do controle: monitoração do açúcar no sangue”.
Cerca de 90 pessoas participaram do evento, que contou ainda com as presenças do secretário de saúde, Paulo do Vale e do diretor do Hospital Municipal, Lucivaldo Tavares. Ao final do encontro, os participantes contaram com um café da manhã e com um sorteio de brindes.
A iniciativa do evento faz parte das ações do Programa de Assistência Multiprofissional ao Portador de Diabetes e Hipertensão (PAMDH). O PAMHD consiste em ações de educação à saúde, realizadas pela equipe multiprofissional do CRHD (cardiologista, endocrinologista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico e fisioterapeuta). Estas ações são voltadas aos pacientes cadastrados no Sistema HIPERDIA do Ministério da Saúde, Diabéticos e Hipertensos de Rio Verde.
Objetivos:
- Promover ensinamentos para o conhecimento da doença e de suas inter-relações;
- Conscientizar sobre os fatores de risco da diabetes e hipertensão;
- Informar sobre a necessidade de manter hábitos de vida saudáveis e evitar complicações;
- Promover orientações quanto à importância da adesão ao tratamento medicamentoso e uso racional de medicamentos.
Fotos: Jonivan Cardoso
Mais de 90 pessoas participaram do evento
Frutas foram oferecidas aos presentes
Brindes foram sorteados aos participantes