COMPARTILHAR

Exposição de Arte Goiana traz obras de renomados artistas

A Fundação de Cultura em parceria com a Academia Rio–Verdense de Letras, Artes e Ofícios, que tem como objetivo promover a cultura da língua portuguesa, da literatura, do jornalismo, da música, das artes plásticas e de todas as formas artísticas, realizou na noite desta sexta-feira, 13, no Shopping Rio Verde a abertura da Exposição de Arte, que reuniu trabalhos de vinte e quatro artistas plásticos de Rio Verde e Goiânia. O evento foi prestigiado pelo prefeito Juraci Martins, a primeira dama, Dona Clarice Martins, demais autoridades municipais e pela população, que puderam apreciar obras de renomados artistas plásticos reconhecidos no Brasil e no exterior.
 
Um dos expositores, Frei Nazareno Confaloni, nasceu na Itália, onde ordenou-se sacerdote na ordem dos Dominicanos. Assim que veio para o Brasil fixou sua residência na cidade de Goiás, onde pintou os quinze afrescos da Igreja do Rosário.  Frei participou da Fundação da Escola Goiana de Belas Artes em 1952 na capital goiana. Hoje falecido, o artista é reconhecido por seu mérito maior :ter vencido o desafio de uma linguagem que ao mesmo tempo aproxima e transcende as pessoas – a Arte. Sua obra está exposta no Shopping Rio Verde e retrata o sofrimento de mulheres pintadas em cores frias.
 
O renomado artista Plástico, Antonio Poteiro, que nasceu em 1925 em Portugal, é outro expositor da Exposição de Arte de Rio Verde. Suas participações em salões sempre foram bem intensas dentro e fora do país.
 
A artista Claudete Bueno também expõe sua obra . A tela que retrata a atual paisagem urbana explora o desenho metropolitano das janelas solitárias. Ela busca suas cores numa tentativa cromática pessoal, texturas suaves que esboçam um clima intimista. Em preto em branco, ela retratou o aglomerado de construções em meio aos grandes centros urbanos, onde a natureza não é mais perceptível. Claudete Bueno nasceu em Rio Verde e reside atualmente em Goiânia. Ela cursou a Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás. Claudete participou em 1995 do Seminário “Artes e Espaço Urbano”, Fórum de Brasília de Artes Visuais. A artista plástica também participou de várias exposições no Brasil e no exterior.
 
O Presidente da Fundação de Cultura, João Orlando Cruvinel, natural de Rio Verde, também está expondo.  Artista plástico autodidata, membro da Associação dos Artistas Plásticos de Rio Verde e da Academia Rio-Verdense de Letras Artes e ofícios, ele retrata em sua tela a beleza das flores. O artista também participou de várias exposições dentro e fora do país.
 
Assim como os conceituados artistas citados, a Exposição de Artes traz vinte e quatro telas criadas por outros renomados profissionais. Segundo o Presidente da Fundação de Cultura, a idéia é incentivar o ofício desse trabalho.
 
O evento foi aberto pela Banda Municipal e em seguida demais artistas se apresentaram, iniciando a mostra.
 
O Prefeito Juraci Martins ao se pronunciar, disse que a cultura será uma das prioridades de seu mandato. Segundo o Prefeito, a Exposição de Artes que traz renomados artistas goianos, marca o início de uma era cultural para nosso município. “O Presidente João Orlando poderá contar plenamente com a administração para assim difundir a cultura em nossa cidade” , afirmou a autoridade máxima de nosso município.
 
A Exposição de Arte Goiana estará no Shopping Rio Verde até o dia 13 de Março.
 
 
                                  Obras expostas                                                                  Prefeito e Primeira Dama
 
 
                                                             Autoridades Municipais e Artistas Plásticos
 
  
                                                                        Público prestigia a Exposição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Relacionadas