O espetáculo musical Maria Grampinho será apresentando na próxima quinta-feira, 05/10, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Gumercindo Ferreira, 284, no coração do Centro Histórico de Rio Verde. O show é uma mistura de linguagens artísticas, folclóricas, regionais e tecnológicas.
Voltado para o público infantil, o espetáculo também mistura teatro, música e circo, e traz 13 composições inéditas e de autoria da cantora e compositora Débora di Sá, artista protagonista da apresentação. Algumas das canções foram feitas em parceria com a diretoria Lua Barreto. “O que teria na trouxa de Maria”, é baseada no livro de Diane Valdez,que conta a história da personagem popular Maria Grampinho. Figura folclórica da antiga capital, além de mulher negra, pobre e marginalizada, ela morava no porão da poetisa Cora Coralina, na cidade de Goiás, e catava grampos e outros objetos nas ruas.
As músicas do espetáculo usam ritmos goianos como a catira, a folia de Reis, além de ritmos nordestinos como o frevo, o maracatu e o baião. As letras também retratam a cidade de Goiás, seu povo, as tradições e os personagens populares. Além do cuidado didático, o formato estético traz o desejo de despertar no público de qualquer faixa etária e nível social o interesse pelas raízes culturais.
O projeto foi aprovado pelo Programa Goyazes, de incentivo à Cultura em nível estadual, e que visa incentivar o apoio de projetos culturais por parte de empresas privadas contribuintes do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) por meio do abatimento do imposto.