A fim de ensinar hábitos de higiene para os pequenos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dona Bercholina Francisca de Souza, em Lagoa do Bauzinho, distrito de Rio Verde, lançou na manhã desta quinta-feira, 25, o projeto “Hábitos de Higiene é cedo que começa”.
Entender os hábitos e práticas de higiene é peça fundamental na vida de cada indivíduo, e para isso é importante que as ações comecem cedo. A ideia principal do projeto é incentivar as crianças a conhecer e cuidar o próprio corpo, de forma que possam levar o conhecimento adquirido para a família promovendo uma saúde de qualidade para todos.
A ideia do projeto veio de uma reunião com gestora, coordenadora e uma enfermeira, que analisando a situação das crianças resolveram então conscientizar os pais no primeiro instante e depois passar as ações de higiene com os alunos.
A unidade escolar reservou um espaço e horário da higienização. Em quanto os alunos tomam o banho, as recreadoras vão explicando a importância de estar limpo e cheiroso. Todas as crianças têm seu kit higiênico individual com toalha, bucha de banho, sabonete e escova de dente.
Aprender a ser asseada é uma atitude que a pequena Isabela Vitória Teixeira de apenas três anos de idade já sabe repassar com exatidão. “Aprendi a ter higiene, a cuidar do meu corpo e do meu pezinho”, disse.
Para compreender a relevância das boas ações higiênicas, a equipe escolar preparou ainda juntamente com as crianças, algumas apresentações como poesia, história em fantoche e o amigo da higiene, onde os meninos apresentavam cada objeto que construí os materiais de limpeza corporal.
A gestora da Cmei, Rosenilda Paula Prado, acompanhou todo projeto com muitas expectativas de resultados. “Espero que o projeto venha conscientizar os pais e as crianças, com a finalidade de higiene e questões de saúde”, disse empolgada.
Foto: Smeel
As crianças aprenderam a importância da higiene também através de apresentações de fantoches