Os coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei’s) e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI’s) participaram na tarde desta terça-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), de uma oficina de teatro.
A oficina foi ministrada por Adriana Souza, atriz e pedagoga e Silvio Leme, ator e mímico, ambos membros da Companhia de Teatro Sia Santa.
Os atores apresentaram o projeto de incentivo fiscal patrocinado pela FMC: “Árvore da Vida”, o qual deve percorrer seis cidades do estado de Goiás e quatro cidades do Mato Grosso (MT) realizando oficinas de voz e iniciação teatral para educadores e promovendo apresentações do espetáculo “Árvore da Vida”.
“A partir do momento que você cria a cultura do teatro na criança, ela vai crescer entendendo e gostando, não é só uma questão de desenvolvimento de linguagem e comunicação, mas também de respeito mútuo, regras, disciplina e horário. Uma criança que faz teatro aprende não só qual é a hora de falar, mas também a de calar”, pontuou Souza.
A coordenadora de projetos da SME, Diones Lopes explicou que a iniciativa do trabalho partiu da Companhia, esta apresentou a proposta do projeto à SME, o qual tem por foco além do trabalho pedagógico, abordar a questão ambiental de forma atrativa. “Os coordenadores participantes serão multiplicadores da formação nas unidades escolares. Além de gerar aprendizado este é um momento de o aluno ir de encontro a ele mesmo, se conhecendo e reconhecendo suas limitações”, avaliou.
A didática utilizada na oficina inclui 20% de material e exposição teórica e 80% prática, trabalhando atividades simples que podem ser feitas em casa e na escola.
A coordenadora pedagógica da Emei Maria da Glória, Arionete Soares acredita que o teatro é fundamental na educação infantil e revelou que gosta muito de contar histórias. “As crianças precisam participar de atividades lúdicas e diferenciadas para que sejam levadas ao mundo da fantasia”, afirmou.
Foto: Jéssica Bazzo
Oficinas aconteceram durante toda a terça-feira