Aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro a 3ª edição do Congresso de Legislação e Meio Ambiente (COLMEIA), um evento promovido pelo IFGoiano de Rio Verde e realizado na cidade de Jataí, tendo como objetivo, divulgar e incentivar a discussão das questões ambientais com a participação das entidades acadêmica, pública e empresarial.
A temática dos trabalhos apresentados no evento deste ano envolveram os seguintes assuntos: Legislação Ambiental, Energias Renováveis, Meio Ambiente e Degradação Ambiental.
O Coordenador do Programa Produtores de Águas (PPA), Abel Enrique Briceñoque, esteve no evento representando a Superintendência Municipal do Meio Ambiente (Summa) e apresentou o pôster referente ao Programa Produtores de Água, e façpi sobre o principal objetivo do projeto, que é a conservação e a preservação das nascentes e dos cursos de água que abastecem a cidade de Rio Verde.
“O Projeto desenvolvido pela Summa permite demonstrar que, o isolamento das nascentes, a retirada dos fatores de perturbação (presença de animais e resíduos) no raio de 50 metros correspondente a área de preservação permanente da nascente e a realização de plantio de espécies nativas, favorecem a retenção da água e a infiltração no solo, recarregando o lençol freático, evitando o assoreamento e contaminação dos corpos hídricos. Essas ações permitem que fluxo hídrico do Ribeirão Abóbora tenha condições de estar perene durante todo o ano, garantindo o abastecimento público de Rio Verde”, explicou Abel.
Fotos: Summa
Abel apresentou dados e os objetivos do PPA
O público presente demostrou interesse pelo projeto