Na noite desta quarta-feira, 13, foi realizado o primeiro dia das solenidades de posse do Conselho Escolar, este é um órgão fiscalizador que acompanha as ações pedagógicas e administrativas das escolas. Ele é formado por oito representantes pelo segmento de pais, oito pelo segmento de professores e demais servidores e pelo gestor que é membro nato.
No primeiro dia tomaram posse os representantes da pré-escola e creches. Jakelynne Matos é primeira secretária do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Mundo Encantado, ela relatou que gosta de se envolver em ações na área da educação. “Meu filho veio de uma escola particular para o município, acredito que a participação permita que eu conheça de forma mais aprofundada a realidade da unidade, das práticas pedagógicas para acompanhar o desenvolvimento dele e ajudar no que puder”, destacou.
O primeiro conselheiro da Emei Gotas de Luz, José Monteiro contou que foi convidado para participar do Conselho e está indo para a segunda gestão. “Procuramos desempenhar o melhor trabalho visando auxiliar a escola, fiscalizar, ouvir os outros pais e deixar nossa contribuição”.
A professora Netília Vieira é vice-presidente do Conselho na Emei Vila Borges. Ela salientou que o colegiado ajuda o gestor a tomar decisões. “Espero desenvolver um bom trabalho dentro de tudo que couber à minha função”, afirmou.
Segundo a coordenadora dos Conselhos Escolares, Helena de Souza, o trabalho do órgão funciona tanto na área administrativa como na financeira e pedagógica. “O gestor não decide nada sozinho, tudo o que se faz é consultado e comunicado atuando em parceria com pais e professores, estes, em conjunto decidem o que é melhor para a escola”, finalizou.
O secretário de Educação, Levy Rei de França, enfatizou que o Conselho é uma das várias evoluções dentro da SME em que há a oportunidade dos membros da escola e da comunidade juntos auxiliarem na gestão. “Todas as escolas possuem conselhos e a história mostra que quanto mais o pai participar melhor a qualidade do ensino, portanto uma das formas de reforçar a educação é unir família e unidades de ensino e aumentar a participação da comunidade escolar”, declarou.
Nesta quinta-feira, 14, serão empossados os conselheiros da zona rural, distritos e Ensino Fundamental, às 19h, no Salão Social da Igreja São Francisco de Assis (Praça da Morada do Sol).
Fotos: Tanabi Fedrigo
Secretário Levy falando durante o evento
Auditório da FAR ficou lotado