Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos cursistas; favorecer uma efetiva troca de experiências entre os profissionais que atendem a Educação Infantil/Creche da rede pública municipal de Rio Verde e proporcionar aos docentes reflexões sobre a prática pedagógica e as problemáticas vivenciadas, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o encerramento de mais um Programa de Formação Continuada (Profoco) Educação Infantil/Creche.
O curso foi dividido em 10 encontros totalizando 40h/a com direito a certificação para aqueles que obtiveram 80% de frequência, abordando os eixos afetividade, cuidar, brincar e educar. Participaram cerca de 150 profissionais, entre professores, coordenadores e recreadores. A equipe formadora foi composta pelas coordenadoras pedagógicas: Profª. Ma. Fernanda Costa Fagundes Silva, Profª. Esp. Cíntia de Pontes Cerqueira e Profª. Esp. Fabiana Kalil Borges. De acordo com a coordenadora pedagógica do departamento de educação infantil da SME, Fernanda Fagundes, o curso proporcionou às educadoras uma reflexão sobre o trabalho com criancas de 0 a 3 anos. “Foi um momento que mostrou a elas a importância de se trabalhar a tríade que é cuidar, educar e brincar. Foi muito importante, pois fez as educadoras mudarem de postura e adotarem novas práticas colocando em evidência o brincar, já que nesta fase o desenvolvimento da criança se dá por meio de brincadeiras”, destacou. Para a professora Fabiana Kalil Borges, a formação continuada tem como finalidade o aperfeiçoamento pessoal e social, contribuindo positivamente no sistema escolar. “Este curso proporcionou aos profissionais que atuam com crianças uma reflexão para desenvolver um trabalho pedagógico que perpasse todas as ações realizadas entre o educar, cuidar e o brincar, contemplando a construção da identidade e autonomia delas e, também os vínculos afetivos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas”. A professora Cintia de Pontes Cerqueira salientou que por ser direito de todas as crianças de creche e pré-escolas receber um atendimento de qualidade, entende-se que a prática pedagógica que atende esta faixa etária, deve ser comprometida com a contínua busca de formação profissional dos educadores, visando agregar a afetividade ao educar, cuidar e brincar. Fotos: SME SME realizou o encerramento de mais um Profoco em Educação Infantil/Creche O curso proporcionou às educadoras uma reflexão sobre o trabalho com criancas de 0 a 3 anos O curso foi dividido em 10 encontros totalizando 40h/a com direito a certificação