O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto de curso de Especialização em Agroenergia, voltado principalmente para biodiesel, proposto pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde. O enfoque do curso será a produção de biodiesel, desde o cultivo de oleaginosas até a análise da qualidade final do produto, incluindo a análise dos resíduos gerados.
O valor total a ser disponibilizado para a realização do projeto é de R$ 210 mil, dos quais R$ 180 mil financiados pelo CNPq e o restante, pelo Cefet de Rio Verde. A verba já está à disposição da instituição, aguardando apenas pelos trâmites burocráticos para sua liberação. A estimativa é de que o projeto seja implantado em fevereiro.
Para concorrer às vagas o interessado deverá ser graduado nas áreas de ciências biológicas, ciências agrárias, ou ciências exatas e da terra, estando ou não atuando na área de biocombustíveis. A carga horária será de 360 horas. As aulas serão oferecidas no sistema presencial, com encontros durantes os sábados e domingos no Cefet e a distância, por meio de aulas via internet, com acompanhamento online de dois professores em dois dias úteis da semana. O curso será também oferecido à comunidade de Morrinhos e de Inhumas.
Os cursos serão gratuitos e o material didático será disponibilizado na forma digital, porém os alunos deverão adquiri-lo na forma impressa, com taxas subsidiadas. O Popular