Cerca de 2500 alunos de Rio Verde serão avaliados, a partir do dia 28 de abril pela Provinha Brasil. A avaliação vai até o dia 30 do mesmo mês.
A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização concebido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e disponibilizado para uso das secretarias estaduais e municipais de educação em suas redes.
Essa avaliação tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem.
A adesão das redes à Provinha Brasil é voluntária e a forma de operacionalização e utilização de seus resultados é de responsabilidade dos gestores das secretarias.
Segundo a Secretária de Educação, professora Lúcia Helena Batista de Oliveira, a realização da Provinha Brasil não pode ficar restrita à aplicação do instrumento e à análise do desempenho dos alunos pelos educadores. Outra etapa importante desse trabalho é o de explicar aos pais, ou aos responsáveis, quais são os objetivos desse tipo de avaliação e quais são suas contribuições para a aprendizagem dos alunos e a reorganização do trabalho pedagógico da escola.