O Programa Agrinho 2015 reuniu diretores, coordenadores e professores pedagógicos da rede municipal de ensino, no auditório da SME, para um curso de formação. As palestras de abertura do programa aconteceram na semana passada, em 4 dias, sendo divididas em turmas, e contou com a participação da Secretária de Educação, Diones Rosária; a Coordenadora do Programa Agrinho na SME, Lucilene Tavares; o professor mestre e Gestor de Programas e Convênios da SME, Clésio Feliciano de Souza e o Coordenador de Educação Física da SME, Alexsandro Mateus. A nutricionista da SME, a professora Juliana Guimarães; a equipe do Corpo-de-Bombeiros de Rio Verde, a professora e coordenadora doAgrinho na cidade; Gleibe Vieira e um Odontólogo, também, foram convidados a participar da palestra.
O objetivo do Programa Agrinho é estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e dos adolescentes colaborando com a cidadania por meio da inserção de temas de relevância social nos currículos escolares, visando provocação de hábitos e atitudes em relação às questões socioambientais. Funciona como um concurso que vai da Educação Infantil ao 9º ano, dividido em 4 categorias: categoria Desenho, Escola Agrinho, Redação e Experiência Pedagógica; com premiação no encerramento do programa. A temática deste ano de 2015 é Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente.
Lucilene Tavares, Coordenadora do Agrinho na SME, ressaltou que o programa visa a melhorar a qualidade de ensino. “As propostas sempre são muito boas. O meio ambiente nunca é deixado de lado”, completou Lucilene.
Clésio Feliciano, mestre e Gestor de Programas e Convênios da SME, um dos palestrantes, levantou que o Programa Agrinho é de suma importância, pois trata de temas como saúde e qualidade de vida. Como especialista no assunto, ele acredita que estes temas devem ser discutidos independentes da faixa etária, sendo primordiais ao crescimento intelectual humano.
O Agrinho é responsabilidade social do FAEG/SENAR, desenvolvido em parceria com o Governo Estadual por meio da Secretaria de Educação, da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; com Prefeituras, diversas empresas e instituições privadas. Sua proposta contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário, com base em conceitos sustentáveis.
Fotos: SME
Servidores da SME palestram no curso de formação do Programa Agrinho
Gestores, coordenadores e professores pedagógicos na formação do Agrinho