O secretário de Comércio Exterior, Ovídio Antônio de Ângelis, participa neste momento de reunião com o prefeito de Rio verde, Paulo Roberto Cunha, empresários e líderes do setor produtivo. O encontro, na prefeitura de Rio Verde, servirá para a apresentação do programa Município Exportador, que será lançado este ano na cidade. Antes de retornar a Goiânia, o secretário fará uma visita ao Distrito Industrial de Rio Verde.
O objetivo do programa Município Exportador é facilitar o acesso de empresas às informações de mercado e dos regulamentos relativos à exportação. As ações são realizadas por meio de parcerias com entidades públicas, instituições empresariais, universidades e agentes privados que operam no mercado internacional, como despachantes aduaneiros e agenciadores de fretes. Segundo o secretário, a meta é integrar os municípios exportadores e com potencial de vender mais para o exterior ao esforço do governo do Estado e, com isso, aumentar o fluxo de comércio internacional em Goiás.
As exportações de Rio Verde cresceram 233% em 2005 (US$ 182 milhões), na comparação com 2004 (US$ 54 milhões). "Rio Verde é o segundo maior município exportador de Goiás e o primeiro da região Sudoeste do Estado", diz o secretário, lembrando que, em 2004, a cidade ocupava a quarta posição no ranking estadual. Os principais produtos exportados por Rio Verde em 2005 foram carne suína, bovina e de frango, soja, milho e algodão. Segundo Ovídio de Ângelis, é possível aumentar essa pauta de produtos, porque há potenciais ainda não explorados na região. |