Projeto selecionado pela Política Nacional Aldir Blanc leva artista de Rio Verde para curso em uma das principais escolas de formação de atores do mundo
A professora de teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Verde, Duda Borges, teve seu projeto selecionado na Política Nacional Aldir Blanc, por meio do edital estadual “Goiás Mundo Afora”, e participará em junho de um intercâmbio artístico nos Estados Unidos. A profissional fará um curso intensivo de um mês no Ivana Chubbuck Studio, uma das escolas de formação de atores mais reconhecidas internacionalmente, localizada em Los Angeles, Califórnia.
Duda é responsável por uma das turmas de teatro adulto oferecidas pela Secretaria de Cultura. Ela tem formação superior na área pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em 2022 recebeu o prêmio de Melhor Filme Goiano no 7° Festival DIGO com o filme “Pé de Mulher”, escrito e produzido por ela.
Atualmente, a Secretaria de Cultura de Rio Verde é a única no estado de Goiás a manter um grupo teatral próprio. Com apresentações regulares não apenas em Rio Verde, mas também em diversas cidades da região, o Grupo Arar’arte foi criado em 2018. Desde então, coleciona premiações no Tenpo (Mostra de Teatro de Porangatu), Festival de Teatro de Jataí (Festeja) e Claque Sesc Goiás.
Para o secretário municipal de Cultura, Isaac Pires, a conquista representa um reconhecimento não apenas individual, mas coletivo. Segundo ele, mostra também a qualificação dos profissionais e o destaque que Rio Verde vem conquistando no cenário cultural. “Além do crescimento pessoal e técnico da professora, o intercâmbio trará benefícios diretos à comunidade.” No retorno dos EUA, Duda vai compartilhar o que aprendeu com outros profissionais de Rio Verde em oficinas e palestras.
