As Escolas (EMEF’s, EMREF’s, EMEI´s, CMEI´s e Creches) da Rede Municipal de ensino estão gradativamente retornando 100% das aulas presenciais. No mês de outubro retornaram as turmas do Infantil V, 2º, 5º, 8º e 9º anos. Na quarta-feira, 03/11, foi a vez dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no dia 8/11 voltam os 1º,3º e 7º anos. No 16/11 é a vez dos alunos do Infantil IV, 4º e 6º anos; as creches retornam em período integral no dia 29 de novembro.
Rio Verde foi a primeira cidade do estado de Goiás a realizar a vacinação de todos os profissionais da educação com a 1ºe 2º dose, além de fazer a testagem em massa em apenas uma semana antes do retorno dos profissionais nas escolas em agosto.
O protocolo de segurança que a Secretaria Municipal de Educação preparou segue à risca as orientações da Organização Mundial da Saúde, Mec e Coes ( Centro de Operações Emergências em Saúde - RV). Esse protocolo visa proporcionar o máximo de segurança para os estudantes, professores e equipe escolar. Obedecendo sempre o distanciamento de 1metro, uso de máscaras, álcool em gel, medição de temperatura ao entrar na escola , sala para acolhimento caso alguma criança apresente febre; dentre outras ações sanitárias.
A Rede de Ensino atende aproximadamente 25 mil estudantes nas 75 unidades escolares. Cerca 14 mil estudantes retornaram as aulas presenciais no início do 2º semestre, sendo a metade semana A e a outra metade na semana B e 11 mil alunos seguiam os estudos online. Na educação infantil, as crianças de 0 a 3 anos seguem carga horária parcial, das 7h às 11h30min ou das 13h às 17h30min até o dia 29 de novembro, em que retornará período integral.
De acordo com o secretário de Educação, Miguel Ribeiro, o prefeito Paulo do Vale liberou a verba R$1,2 milhão na retomada inicial das aulas presencias, respeitando as escolhas dos pais ou responsáveis para o presencial ou online, ou seja, o planejamento foi realizado duas vezes para atender com a máxima qualidade todos os 25 mil estudantes acolhidos na rede de ensino.