Seguindo os rumos do desenvolvimento econômico, que teve como marco a fundação da Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (COMIGO), ainda na década de 70, o município de Rio Verde se desponta como uma das maiores fronteiras do agronegócio brasileiro.
Tamanho crescimento fez com que Rio Verde passasse a ocupar, desde 2004, o 2° lugar dentre os municípios goianos em maior arrecadação de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Em 2005, Rio Verde está, novamente, entre os maiores do ICMS de Goiás, consolidando-se em posição de destaque no ranking, com uma média mensal de arrecadação de mais de 6,8 milhões de reais. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Fazenda, foram arrecadados, só no ano passado, mais de 68 milhões de reais com ICMS em Rio Verde.
Um comparativo entre os anos de 2004 e 2005 aponta que a média de arrecadação mensal de ICMS de Rio Verde passou de 6,6 milhões de reais (2004) para 6,8 milhões de reais no ano passado.
A parceria entre as empresas instaladas em Rio Verde e a administração municipal foi a grande responsável pelo aumento da arrecadação do ICMS. Mas a expressividade dos números do Município não está somente na excelente arrecadação de ICMS.
PIB
Rio Verde também é destaque em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros, entre os anos de 1999 e 2002. O resultado aponta o Município como o 9º maior PIB no setor agropecuário do País.
O município é o 1° do ranking, em Goiás, na agropecuária. Em 2002, participou com 5,81%, sendo o 1º lugar na produção de soja, aves, leite e suíno; 2º colocado na produção de bovinos, sorgo e trigo e 4º na produtividade de arroz, feijão e milho.
IPC
O Índice de Potencial de Consumo (IPC) revela Rio Verde como uma das maiores forças do Estado, aparecendo como o 5º maior mercado consumidor em 2004.
Agroindústrias
Grandes agroindústrias estão instaladas em Rio Verde, a exemplo da Comigo, Kowalsky Alimentos, Cargill, Brejeiro, Caramuru,
Frigorífico Margem, Cereal, Brasilata, Grupo Orsa e Perdigão.
Escoamento da safra
Uma das questões que vem recebendo prioridade na administração municipal é a manutenção das estradas rurais, visando facilitar o escoamento da produção. Nos últimos cinco meses, a Prefeitura de Rio Verde recuperou mais de mil quilômetros de estradas rurais. São 37 máquinas e caminhões realizando os serviços de recuperação, em parceria com produtores rurais.
Investimentos privados
Os valores de investimentos em Rio Verde, segundo dados da Secretaria Estadual do Planejamento, se comparados aos principais projetos de investimentos em Goiás até 2004, concentram 61,8 % do total investido pela iniciativa privada no Estado.
A significativa participação do município de Rio Verde na alocação dos investimentos privados reafirma a potencialidade do Município. Em decorrência destes investimentos, mais de 15 mil empregos, entre diretos e indiretos, foram gerados no município nos dois últimos anos, transformando o Município em grande pólo gerador de emprego e renda.
A realidade de Rio Verde, traduzida em números, não existe por acaso. É resultado de um esforço conjunto e, acima de tudo, de uma boa administração para os seus mais de 135 mil habitantes.
Festa do ICMS
A festa foi aberta com uma apresentação dos cantores João Caetano, Maria Eugênia, Fernando Perillo e Pádua, que interpretaram a canção “Sempre no Coração”.
Além do governador Marconi Perillo, estavam presentes o vice-governador, Alcides Rodrigues; o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha; o vice-prefeito, Leonardo Veloso do Prado; o vereador Idelson Mendes, líder do prefeito na Câmara de Rio Verde; o secretário de governo, Rubens Leão; diretores da Tv Riviera e da OJC; dezenas de políticos, dirigentes de entidades empresariais e cerca de 500 empresários. A mesa de Rio Verde foi a mais movimentada entre empresários e políticos, além do abraço que Paulo Roberto recebeu do seu amigo particular e cantor João Caetano.
Ao saudar os homenageados, o presidente da Organização Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, disse que as empresas geraram recursos que possibilitam ações públicas para uma melhor qualidade de vida da sociedade goiana. Em nome do prefeito Paulo Roberto Cunha, o Presidente da Organização saudou ainda todos os prefeitos goianos homenageados na festa do ICMS.
O secretário da Fazenda e do Planejamento de Goiás, José Carlos Siqueira, falou da importância dos homenageados no crescimento do Estado nos últimos anos.
Emocionado, o governador Marconi Perillo agradeceu as palavras de Jaime Câmara Júnior, bem como manifestou sua alegria ao deparar com a réplica do Centro Cultural Oscar Niemeyer e da Matriz de Pirenópolis, que formaram o cenário da solenidade.