COMPARTILHAR

Começa primeira etapa de vacinação contra aftosa

Tem início nesta quinta-feira, 1º de maio, com encerramento no dia 30 de maio, mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa em Goiás. A primeira campanha deste ano pretende imunizar 20.219.584 cabeças de gado bovino e bubalino contra a doença, o que significa repetir o índice de 98,15% conseguido na segunda etapa de vacinação em 2007. A informação é do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Maurício Antônio do Vale Faria, em coletiva à imprensa, na tarde de hoje.


Ele explicou também que os criadores que não adquiriram a vacina até 10 de abril agora só poderão comprar o produto mediante autorização da Agrodefesa e essa liberação já está condicionada a uma multa de 7 reais por cabeça de gado. Depois de encerrada a vacinação em 30 de maio e fechado o balanço do trabalho, a Agrodefesa parte para a aplicação da vacina assistida pelos técnicos do órgão. Nessa fase o objetivo é aproximar o mais possível dos 100%.
 
O último foco de aftosa registrado em Goiás foi em 7 de agosto de 1995. Em 2001, o Estado adquiriu o status internacional de zona livre com vacinação contra a febre aftosa, perdido em 2005 por conta de focos registrados nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná que com Goiás compõem o circuito pecuário do Centro-Oeste. A expectativa da Agrodefesa é que Goiás reconquiste o título na reunião extraordinária do Comitê Científico da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) que vai apreciar a recondução do Estado, neste mês de maio.
 
Sobre o controle da raiva, Maurício Faria, explicou que a Agrodefesa vai acompanhar a cobertura vacinal nos 119 municípios goianos onde foi registrado endemia. A previsão do órgão é de que 12 milhões de cabeças entre eqüinos, caprinos e ovinos sejam imunizados neste ano. A vacinação contra a raiva é obrigatória nessas espécies até porque, alerta o presidente a doença é mortal.

Relacionadas