A Secretaria Municipal de Educação(SME) promoveu, na sexta-feira, (03), o I Encontro de Formação direcionado a todos os educadores que atuam nas rede Municipal de ensino nas áreas da: Educação Infantil, 1° ao 3° anos, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Biblioteca e Projetos.
Cerca de 1200 educadores compareceram, o I Encontro de Formação foi realizado em diversos locais: Unidades escolares, auditório da Universidade de Rio Verde (UniRV), auditório da Associação Comercial de Rio Verde (ACIRV), salão da igreja Batista Nacional Central. A capacitação aconteceu nos três períodos do dia: matutino, vespertino e noturno. Marcou presença o secretário de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro, Coordenadora Administrava-pedagógica, Luzimeire Souza James e Coordenadora do departamento Pedagógico, Cármen Rejane Antunes Simões, além dos palestrantes convidados. O secretário Prof.Miguel Rodrigues Ribeiro, em pronunciamento destacou que, “a responsabilidade dos profissionais da educação é muito grande, porque além de ensinar os conteúdos em sala de aula, estão também formando caráter, vocês são os grandes transformadores da sociedade, e queremos que mais encontros de formação aconteçam, é um momento de agregar mais conhecimento e contribuir ainda mais para o ensino de qualidade na rede Municipal de ensino”. A Coordenadora Administrava-pedagógica, Luzimeire Souza James, agradeceu a presença dos professores e disse que a meta da Secretaria de Educação, “é aprimorar a cada dia a qualidade do ensino que Município vem prestando às crianças, adolescentes, jovens e adultos”, afirmou. Para a Coordenadora do departamento Pedagógico, Cármen Rejane Antunes Simões, a formação dos profissionais da rede é essencial, queremos que todos os professores caminhem juntos no processo de ensino, o compromisso é de todos para que os nossos estudantes tenham um futuro promissor”, concluiu. Durante o I Encontro de Formação, os educadores participaram de palestras com propostas específicas para cada uma das áreas de ensino, oficinas com dinâmicas em grupo, houve trocas de experiências com colegas que lecionam as mesmas disciplinas, dentre outras atividades. Na Educação Infantil o tema ministrado foi o Planejamento na Educação Infantil: A criança em foco. Concepções que deverão nortear o planejamento sendo o eixo articulador a tríade: Destinatário/Conteúdo/forma. O ciclo de Alfabetização que trabalha com as crianças do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental, abordou os Gêneros textuais, e o objetivo foi levar ao entendimento a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; analisar e planejar sequências didáticas, integrando o gênero textual priorizado no 1º bimestre, sendo essas atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. Os professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tratou a ressignificação das práticas pedagógicas, buscou a compreensão para a prática educativa como construção contínua e permanente, numa perspectiva dialética de transformação. Nos anos de 6º ao 9º anos o tema trabalhado foi a interdisciplinaridade, em que destacaram as habilidades e competências que englobam os descritores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental; a reestruturação do Plano de Curso, com adequações que envolvam o livro didático e os descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Na Educação Inclusiva, os profissionais de apoio foram orientados sobre o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares de ensino; enfatizaram as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE); como intervir no funcionamento da sala de recursos; a responsabilidade do intérprete pelo ensino ao aluno surdo, e como é interpretar a língua brasileira de sinais (Libras) com preceitos éticos.Fotos: Rosalvo campos