Em comemoração ao Dia do agente de trânsito, a Agência Municipal de Mobilidade e Transito de Rio Verde – AMT, organizou nesta quarta (23) um café da manhã na sede do órgão com todos os agentes de trânsito e funcionários administrativos que fazem parte da equipe, para comemoração desta data.
Responsáveis pela organização e fluidez do trânsito, os agentes de fiscalização exercem papel fundamental no cotidiano das grandes cidades, a exemplo de Rio Verde, que possui atualmente uma frota por volta de 120 mil veículos. Em razão da importância e reconhecimento desses profissionais, a data 23 de setembro foi instituída como o Dia Nacional dos agentes de trânsito, por meio da Lei nº 12.821, sancionada em 5 de junho de 2013.
Ao total, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT) conta hoje com um efetivo de 68 agentes de fiscalização de trânsito, admitidos por meio de concurso público. Dentre as diversas atribuições, eles têm o dever de orientar e prestar informações a qualquer cidadão sobre normas de trânsito e transportes. Além de fiscalizar os veículos e, caso necessário, autuar e aplicar medidas administrativas cabíveis aos condutores que cometem infrações.
Na ocasião, o Presidente da Agência Cabo Moraes, agradeceu pelo empenho diário dos profissionais nas ruas. “Hoje é um dia de reconhecimento pelo grande trabalho executado pelos agentes. Rio Verde enfrenta vários problemas de trânsito que se não fosse a competência e o esforço destes profissionais, certamente a situação seria muito mais complicada”, disse Moraes.
Darlen Silva Campos, agente de trânsito a 5 anos, enfatiza a importância de sua profissão para a sociedade. “Acredito que hoje a importância dos agentes de trânsito seja um fator fundamental por diversos motivos. Principalmente pela quantidade de veículos que cresce a cada dia, necessitando de pessoas para dar fluidez ao trânsito, orientar e educar os motoristas. Sempre pensamos no coletivo e quando algum condutor comete infração, outras pessoas estão sendo lesadas com isto”, ressaltou Darlen.
Mulheres têm conquistado espaço na profissão
Apesar de grande parte do efetivo da AMT ser formado por agentes de Fiscalização de Trânsito do sexo masculino, as mulheres têm dividido o espaço com os homens e conquistando a confiança e o respeito dos condutores. Atualmente, dos 68 profissionais 15 são do sexo feminino, o que representa aproximadamente 22% do efetivo.
Uma delas é a Agente de Trânsito, Edineth Gonçalves da Silva. Segundo ela, a maior dificuldade de uma agente é a falta de respeito de motoristas mais conservadores. No entanto, ela afirma que isso está melhorando com o passar dos anos. Edineth acredita que apesar de exercerem o mesmo papel, as mulheres se diferenciam dos homens no jeito por serem mais delicadas e pacientes.
Fotos: Humberto Eugenio
Dia do Agente foi comemorado na AMT