Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Extraordinária de Turismo, os artesãos de Rio Verde começaram a quarta-feira, 26, um dia especial. O motivo é comemorar o dia do artesão, que foi em 19 de março. Hoje eles têm a oportunidade de exporem as peças durante todo o dia no Hall da prefeitura.
Foi oferecido no auditório Kleber Reis (anexo à prefeitura), um delicioso café da manhã para os artesãos das Associações "Vila do Artesanato" e "Mãos de Rio Verde – AMARV".
Para a secretária Maria José “é um prazer receber os artesãos, para passarem o dia juntos, valorizar, reconhecer e respeitar os trabalhos desses profissionais que fazem com tanto carinho suas peças. Cumprimento cada um em nome do prefeito Juraci Martins que não pôde estar presente, mas ofereceu o espaço e o café da manhã a todos vocês, explicou.
A exposição dos artistas tem em suas peças: chapéus, portas papel higiênico feitos com crochês e garrafas pet, bonequinhas de palha de milho, cadernos encapados com fitas, saquinhos de lixos para colocar dentro de carros com feltro, chaveiros de tecidos, caixinhas de presente com decapagens, panos de prato patch work e crochê, toalhas barradas em pedrarias, cobre lanche e jarra, almofadas em diversos formatos, toalhas de mesa em crochê, enfeites com galinhas de angola feitas em cabaças e biscuit e lembranças com o nome de Rio Verde nas mini galinhas, entre outras peças.
A artesã e presidente da Associação Mãos de Rio Verde – AMARV, Maria Paula Freire, comentou que essa é grande oportunidade para mostrar aos rio-verdenses seus trabalhos, agradeceu o empenho da secretária Maria José em apoiar o grupo e ao prefeito por ter cedido o espaço. “Fazemos com carinho nossos artesanatos e ter o meio de comercialização é fundamental. Sempre que temos como participar, fazemos questão de marcar presença”, concluiu.
Freire destacou que em maio a Associação de Artesãos Mãos de Rio Verde participará da exposição na Casa Cor Goiás, em Goiânia. “O evento é o há de mais sofisticado em arquitetura, decoração e paisagismo das Américas”, afirmou.
Fotos: Charlene Carmo