A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Superintendência do Meio Ambiente, está realizando desde o dia 20 de março, a I Semana da Água. Fazendo parte da programação do evento, foram realizadas na noite desta quinta-feira, 22 de março, dia em que comemora-se o Dia Internacional da Água, palestras com enfoque no tema. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade de Rio Verde (Fesurv), contou com a presença de mais de 250 acadêmicos do curso de engenharia ambiental.
Dando início à solenidade, o músico e professor da Fesurv, Cláudio Barbosa interpretou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, ele e o filho Murilo entoaram, com violão e saxofone, a música Planeta Água, de autoria do cantor e compositor Guilherme Arantes. Em pronunciamento, a pró-reitora de ensino da Fesurv, Maria Flavina, ressaltou que eventos dessa natureza são importantes para que a comunidade esteja envolvida na discussão sobre o valor da água para a sobrevivência humana. “Em função do alto consumo, hoje, a água já pode ser considerada um bem e não é inesgotável. Por isso, cabe a nós buscarmos, através de uma discussão séria e consistente, meios para poupá-la. O problema é agora e nós devemos gerir melhor a água. Em função disso, a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa,” comentou. Para a diretora do curso de engenharia ambiental da Instituição, Melissa Selaysim, o evento visa conscientizar as pessoas sobre os recursos hídricos. “Estamos aqui para falar da água e o que cada um de nós pode fazer em favor dela e da preservação do meio ambiente. Precisamos, inclusive, que as informações aqui repassadas sejam levadas adiante para a comunidade em geral,” enfatizou. A secretária de Agricultura e superintendente de Meio Ambiente, Marion Kompier agradeceu a parceria e apoio da Fesurv na realização das palestras e falou do empenho em trabalhar em prol da preservação ambiental. “Estamos empenhados, desde o início da semana, em trabalhar a consciência e educação ambientais, principalmente quanto à preservação dos recursos hídricos,” disse.Os jovens Luiz Ricardo Guimarães e Camila Alves Franco, acadêmicos do 7º período do curso de engenharia ambiental da Fesurv, ressaltaram a importância do evento. “As leis têm mudado muito. Então, é primordial que nos interessemos mais sobre o assunto. Nós, acadêmicos, agradecemos à Prefeitura pela oportunidade que nos é dada com a realização do evento trazendo palestrantes de renome para discutir o que deve ser feito e como podemos contribuir para a conservação dos recursos hídricos”, finalizaram.
As palestras Na primeira palestra, cujo tema foi sobre “Os Recursos Hídricos no Brasil”, a geóloga e especialista em recursos hídricos, Consuelo Franco Marra, servidora da Agência Nacional de Águas (ANA), enfocou os seguintes tópicos: o panorama geral sobre os recursos hídricos no Brasil e no mundo; a legislação vigente no país; como se dá o pagamento dos serviços ambientais; realçou o programa Produtores de Água, explicando que a maioria das ações ficam centralizadas nas regiões Sul e Sudeste. “Essa iniciativa da Prefeitura é louvável. Deve-se mesmo mostrar a relevância sobre o uso sustentável da água envolvendo a comunidade,” explicou. Em seguida, a secretária Marion Kompier e o coordenador da Semana da Água, Abel Elias, também colaborador da superintendência do Meio Ambiente, apresentaram os primeiros resultados do Programa Produtores Água, iniciado pela Prefeitura em outubro de 2011. Segundo eles, o Programa é realizado de forma a envolver os produtores rurais, que tem propriedade em torno das microbacias do Ribeirão Abóbora, em desenvolver ações que conservem as nascentes dele para garantir o abastecimento de Rio Verde e melhorar a qualidade da água fornecida na Cidade.Fotos: Washington Oliveira Marion Kompier e a representante da Agência Nacional de Água, Consuelo Marra Acadêmicos lotaram o auditório da Fesurv para o evento Cláudio Barbosa e o filho Murilo fazem apresentação especial em homenagem à data Melissa Selaysim, diretora do curso de engenharia ambiental, destaca a importância do evento para os universitários Maria Flavina, pró-reitora de ensino da Fesurv, também ressalta a importância de se discutir o tema Secretária de Agricultura agradece apoio da instituição de ensino na promoção da palestra Consuelo Marra falou sobre o panorama geral dos recursos hídricos no País