Nesta quarta-feira, 05, na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) São José do Pontal, foi entregue mais uma Biblioteca Escolar Rural. A ação é da Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), em parceira com a Comigo e RTV Basf (Rio Verde).
Participaram do evento representando a diretoria da Comigo, o gerente da unidade de Montividiu, Sebastião Lúcio; a coordenadora do Compromisso Cooperar, Francimar Duarte; Arthur Franco, representando a RTV Basf, equipe da SMEEL, o gestor da unidade escolar, Hugo Alves dos Santos, professores, funcionários e alunos. A Biblioteca conta com um acervo de 300 livros de literatura diversa: romances, contos, crônicas, histórias infantis, infanto-juvenis, e outros gêneros, no intuito de fortalecer o hábito da leitura e ampliar o universo acadêmico dos alunos.Arthur Franco destaca que a Biblioteca Escolar é uma ação social da RTV BASF – Rio Verde/Comigo, do Programa Cooperar e Gestão Ambiental Rural, que funciona como uma espécie de competição entre os agricultores, visando premiar o produtor que gerencia melhor sua propriedade, no foco de sustentabilidade ambiental, pelo uso correto de produtos químicos durante a safra, adequada utilização de equipamentos de segurança individual, a fim de adequar a propriedade rural às exigências da legislação vigente.
Compartilhando opinião, Francimar Duarte afirmou que cooperar é um projeto de sustentabilidade que tem a missão de apoiar as cooperativas agropecuárias, uma ação de cunho econômico, social e ambiental, com base no desenvolvimento das cooperativas, trabalho voltado ao quadro dos funcionários e cooperados, para fortalecer o pilar social do conhecimento e desenvolvimento às comunidades onde elas estão inseridas. “A Biblioteca Escolar é uma forma simples de devolver à sociedade aquilo que ela contribui com a Cooperativa para instruir aos alunos e assegurar para que tenham um futuro melhor,” ressaltou o gerente da Comigo de Montividiu. Representando o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, o coordenador Pedagógico da SMEEL, Lindomar Barros Santos, falou da importância da biblioteca e da parceria firmada. “Oferecemos à EMREF São José do Pontal um ambiente propício para enriquecer a aprendizagem, por meio da implantação da Biblioteca Escolar, uma ação social e pedagógica que possibilita aos nossos alunos a oportunidade da leitura de diversas obras literárias: A leitura é o alimento da alma”, finalizou.
Fotos: SMEEL
Autoridades, equipe da SMEEL, professores e alunos na inauguração da Biblioteca
Presentes no momento do descerramento da placa
As crianças foram conferir as novidades da Biblioteca