“Oba! Nossa Família veio brincar e se divertir na nossa escola”. Este é o nome do projeto, envolvendo os eixos cuidar e educar, que foi debatido nesta terça-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMMEL), com as gestoras da rede infantil, modalidade creche.
A gestora de projetos da SMEEL, Diones Mendonça, falou sobre o projeto, sua abordagem, objetivos, diretrizes, ações, metodologia e culminância, ressaltando a importância de todos os gestores se envolverem com a proposta a ser executada. “O tema é o convite, mobilizem, estimulem a participação efetiva dos pais no que se propõe”, destacou.O objetivo do trabalho é integrar os pais na escola, para assegurar a qualidade educacional, por meio de brincadeiras interativas por faixa etária, jogos, atividades lúdicas desafiadoras, criar vínculos afetivos e emocionais da família com a criança na escola, visando gerar entrosamento e participação dos pais nas atividades de rotina.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil da SMEEL, Olinda Monteiro, o projeto será lançado na rede nesta sexta-feira, 30, quando serão executadas atividades de linha do tempo, movimento (motricidade ampla), linguagem oral, natureza e sociedade, matemática, linguagem escrita (motricidade fina), artes, identidade e autonomia, gincana, confecção de brinquedos com sucata, competições esportivas, rodas de histórias, desfile com acessórios e vestes dos pais, músicas, dentre outros. E terá culminância no dia 3 de dezembro deste ano, através de encontro de pais na escola, visita às estandes, pintura de rosto nas crianças. O produto final será a produção de um DVD e o núcleo vencedor receberá uma cama elástica para a Unidade Escolar.
O secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, destacou que a integração escola, família e criança é a forma mais eficaz de estreitar os laços de unidade e fortalecer a aprendizagem significativa.
Fotos: SMEEL
Coordenadoras se reuniram para o planejamento do projeto