Cerca de 500 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antônio Gomes de Lima e Professor Francisco Joaquim participaram nesta quarta-feira, 10, das 7h às 9h e das 13h às 15h, de uma palestra sobre responsabilidade ambiental.
As palestras fazem parte do projeto (Re)ciclo de Cinema, uma parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com a Tetra Park (SP), Produção da STR Marketing Cultural.
As unidades receberam um material constituído de três filmes e uma palestra interativa: Institucional “Tetra Park” apresentando o alvo, visão, missão, filosofia, valores da empresa; “Lanterninha” – um toque de cidadania, mostrando como se comportar numa sala de cinema e “Carbono e Metano” – dois gases que colaboram com o efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. A roda de conversa discute a importância de se separar o lixo seco reciclável do orgânico, no sentido de formar multiplicadores da ideia, para mudança de atitude e cidadania, além de mostrar objetos como balcão de escritório, telha, cabo de microfone, porta canetas, canetas, vassoura, forno aquecimento a plasma, entre outros, numa convocação crítica, apontada para o desafio de se conseguir adeptos para o desafio de evitar a emissão gases poluentes. O coordenador e criador do Projeto, Cláudio Bellini, conta que o foco do programa é incentivar a criação de cooperativas de catadores de lixo na cidade e região, como fonte de renda e proteção ao meio ambiente.
Observando a importância da abordagem para a Escola, a gestora da EMEF Antônio Gomes de Lima, Mírian Oliveira afirmou que a questão do lixo é um tema atual, muito discutido, com poucas ações práticas, funcionais para o adequado acondicionamento, aproveitamento e reciclagem do lixo. “É preciso conscientizar as crianças e jovens a acerca do assunto, para mudança de hábito.” Compartilhando opinião, a professora Andreia Menezes acrescentou: “Reciclar é vida, reciclar é recomeçar”, conclui. O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, foi contundente e fez um apelo à preservação. “Seja educado! Ajude Rio Verde a ser cada vez mais linda e limpa. Qualidade de vida requer mudança de atitude em relação ao lixo,” finalizou.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Alunos assistiram ao documentário
Cláudio Bellini falou sobre os objetivos do projeto
As unidades receberam um material exclusivo que visa conscientizar os alunos