O tiro de guerra de Rio Verde vai prestar homenagem aos pracinhas no próximo dia 21, terça-feira, a partir das 20 horas no Tiro de Guerra. O evento faz partes das comemorações do dia do Pracinha e será uma solenidade militar comemorativa dos 61 anos da tomada de Monte Castelo pelos militares.
Dois ex-combatentes da Tomada de Monte Castelo, ocorrida na II Guerra Mundial, moram em Rio Verde e participaram da expedição brasileira na Itália nessa época.
A Tomada de Monte Castelo
Em 1945, durante a II Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) mandou novos pracinhas para mais um combate: a tomada de Monte Castelo, na Itália. Apesar do inverno rigoroso europeu e as minas terrestres existentes, as forças brasileiras conseguiram vencer o inimigo. Monte Castelo permaneceu como o símbolo de maior bravura, fé inquebrantável e capacidade de superação do soldado brasileiro, completa o Tenente Edmilson Fernandes Oliveira.