Em virtude do Dia Mundial da Saúde, comemorado a 07 de abril, o secretário de saúde, Paulo Faria do Vale, participou de uma entrevista na rádio 96, para falar sobre as principais ações da saúde pública em Rio Verde.
O secretário destacou o programa municipal Rio Verde Mais Saudável, que é voltado à promoção da saúde e à atividade física. As Academias da Terceira Idade (ATI) fazem parte deste projeto.
Segundo Paulo do Vale, o plano é que todos os bairros e praças do município sejam beneficiados com essas academias. E anunciou que em breve serão inauguradas mais duas ATIs, uma no Bairro Martins e outra no Valdeci Pires.
O secretário aproveitou a oportunidade para ressaltar as ações de humanização que vem sendo realizadas nas unidades de saúde. “Para que a saúde tenha mais qualidade na assistência, é preciso, investir sim, na reforma do ambiente, para que o paciente tenha mais dignidade no atendimento”.
Paulo do Vale falou também sobre a ampliação da cobertura em atendimento médico, em que foram contratados mais seis pediatras para a rede pública. E citou o projeto de instalar uma escola médica no município, com a ajuda do governo federal, para a formação de mais profissionais de medicina.
Quanto à assistência farmacêutica, em breve a população será mais beneficiada com a Farmácia Popular, que vai contar com 11 itens de medicamentos gratuitos e 96 itens a preço de custo.
Segundo o secretário, 11 farmácias em Rio Verde possuem o programa Aqui Tem Farmácia Popular, que contam com 6 tipos de medicamentos para pressão e 5 para diabéticos. Para adquirir o medicamento é preciso apresentar a receita médica, junto com um documento pessoal com foto.