Nos dias 28 e 29 de maio três técnicos da superintendência Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Rio Verde participaram da 1ª Oficina de Capacitação promovida pela Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), no Teatro Católica, em Goiânia. As informações assimiladas durante a palestra irão ser repassadas para os outros técnicos pelos participantes da oficina.
Além de Rio Verde, mais 162 municípios estão aptos a promover reuniões comunitárias para a elaboração dos Planos Municipais de Habitação de Interesse Social (PMHIS) de acordo com a metodologia aprendida durante a ministração feita pela AGEHAB. Um dos objetivos O PMHIS é identificar as demandas por novas moradias, ao mesmo tempo em que planeja a promoção habitacional articulada com outras políticas de desenvolvimento urbano (saneamento ambiental, transporte urbano, trânsito) e possibilita o acesso a recursos financeiros.
A presidente da AGEHAB, Silmara Vieira, ressalta “Sem planejamento, a partir de 2011, nenhum Estado e nenhum município brasileiro receberá investimentos em Habitação por parte do Governo Federal”. A metodologia desenvolvida pela AGEHAB foi colocada à disposição do Ministério das Cidades com o objetivo de estimular os municípios a desenvolverem seus Planos de Habitação de Interesse Social. Entre outros ensinamentos durante estes dois dias o PMHIS também trouxe as estratégias de ação que o município adotará para estruturar as potencialidades e superar os problemas diagnosticados.
Plateia assiste a plateia para aprender sobre a PMHIS
1º Ofina de Capitação promovida pela Agência Goiana de Habitação
A presidente da AGEHAB, Silmara Vieira