A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que desde o dia 12, até dia 14, sexta, estará acontecendo na Unidade de Pronto Atendimento a comemoração da Semana Nacional da Enfermagem. No dia 12 é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento aos feridos de guerra, Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.
Os técnicos de enfermagem e enfermeiros desde o dia 12 estão recebendo da equipe de psicólogas da unidade massagens relaxantes. De acordo com Michele Macêdo, psicóloga da unidade, essas ações visam trazer qualidade e autoestima aos enfermeiros e técnicas de enfermagem que são fundamentais no funcionamento da Unidade, reforça a psicóloga.
Para Marlus Pereira Marques, diretor administrativo da UPA, essa ação só vem firmar o compromisso que o secretário da pasta, Danilo Marques, em relação à humanização dentro da Rede Municipal de Saúde. O diretor também disse que é fundamental ter um ambiente harmonioso para ter resultados positivos na produtividade da equipe.
Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e, em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.
Os enfermeiros e técnicos de enfermagem também receberam uma lembrança
Todos funcionários do setor homenagiado receberam massagens relaxantes