O sargento Alves ressaltou a importância da participação dos atiradores nesse projeto. “Serão formados grupos que atuarão em bairros distintos da cidade, que irão demonstrar à comunidade a necessidade de informação e prevenção ao uso de drogas. Consequentemente, isso trará uma queda na violência no nosso município. E a participação dos atiradores nesse processo é muito importante, porque são jovens oriundos desses bairros que se tornam referência a esses jovens que ainda estão em processo de formação”, destacou o sargento.
A Loja Maçônica Estrela Rio-verdense, parceira do Tiro de Guerra 1106, também participou do evento representada por seu presidente Mario Augusto Padula, que incentivou os atiradores, por serem exemplos de suas comunidades ao se tornarem agentes multiplicadores do projeto terão um acesso mais fácil aos jovens, afinal eles representam um ideal de sucesso.
O delegado Danilo Fabiano, coordenador do Programa Rio Verde sem Drogas, esclareceu que esse trabalho é feito voluntariamente e convidou os atiradores a participarem do programa que visa a prevenção do uso e combate ao tráfico de drogas na região.
“Esse projeto foi desenvolvido visando a redução da criminalidade. Não isentamos a polícia de seu trabalho, que é o combate à criminalidade e prisão dos traficantes, mas na Delegacia vimos que esse trabalho por si só não era suficiente. Detectamos a necessidade de combater o problema na origem, trabalhando as crianças antes do contato com as drogas e incentivando o estudo e o trabalho. Trabalhamos também as famílias e os valores humanos como dignidade, humanização, fé e valorização da vida e do ser humano”, explicou o delegado. O curso terá duração de três semanas e será ministrado por uma equipe formada por delegados, agentes de polícia, psicólogos, pedagogos, farmacêuticos e também usuários em tratamento para a recuperação, que levarão aos multiplicadores o conhecimento necessário para que eles possam orientar crianças e adolescentes nas escolas e nos bairros.
Fotos: Charlene Carmo
Delegado Danilo Fabiano, Sargento Alves, Presidente da Loja Maçonica Rio verdense Mario Augusto Padula
Dr. Danilo Fabiano com turma de atiradores do TG1106