Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29, uma reunião para expor as diretrizes do Plano Estatual de Recursos Hídricos de Goiás (PERH-GO). Estavam presentes na ocasião o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rubens Leão; o coordenador de Meio Ambiente Vinícius Cruvinel; o coordenador do Programa Produtores de Água Abel Elias Briceño; o superintendente da Agricultura Familiar e Pequeno Produtor Oscar Ferreira da Silva; as representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) Jaqueline Fleury e Viviane; representantes do Legislativo e comerciantes.
O objetivo do PERH-GO é promover o diagnóstico dos recursos hídricos do estado e propor ações sustentáveis que visam a garantia e qualidade da água para os usuários.
Os recursos do PERH-GO são provenientes do Banco Mundial, por meio do Programa Inter Águas do Ministério do Meio Ambiente. O Plano será divido em cinco etapas, onde serão realizados o levantamento de dados, diagnóstico do balanço hídrico, idealização e apresentação de programas, diretrizes e metas de cada região do estado.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rubens Leão, a explanação do projeto foi fundamental para dar andamento ao Plano. “O município foi escolhido para sediar três consultas públicas do Plano, as consultorias servem para expor as dificuldades e melhorias que devem ser feitas na região”, ressalta.
Segundo a gerente de planejamento de Recursos Hídricos da SEMARH, Jaqueline Fleury, os dados que vão ser levantados serão apresentados nas consultas públicas. “Precisamos nos organizar para garantir e prevenir futuros problemas, como a escassez dos recursos hídricos”, mencionou.
Fotos: Washington Oliveira
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rubens Leão, ressalta a imporntância da iniciativa do Plano
SEMARH promove reunião sobre Plano Estatual de Recursos Hídricos de Goiás
Os dados levantados pelo PERH-GO serão apresentados nas consultas públicas