A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde preocupada com a circulação do sarampo em alguns estados vizinhos, alerta e convida a população para atualizar o cartão de vacinas.
11 casos da doença foram detectados recentemente no Tocantins e no Maranhão. Para reforçar a prevenção do Sarampo em Rio Verde, a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, ofereceu curso de capacitação aos profissionais da atenção primária, médicos e enfermeiros. A intenção é fazer com que a comunidade mantenha as vacinações em dia.
O sarampo é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa, transmitida facilmente pela tosse ou espirro. É importante ficar atento aos sinais, sendo alguns desses sintomas: a febre, manchas vermelhas pelo corpo ou cabeça, tosse, conjuntivite e coriza. De acordo, com o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Por isso, a importância da vacinação.
Quem precisa se vacinar? Pessoas de 0 a 29 anos, com duas doses. Já as pessoas com 30 anos ou mais, precisam tomar uma dose. A vacina é a forma mais eficaz de evitar essa transmissão. Compareça em uma das unidades de saúde disponíveis de segunda a sexta, das 07:30h às 17:30h, em Rio Verde e nos distritos.