A Prefeitura de Rio Verde, por meio da SME realizou ontem à noite, 03, no Floresta Eventos, o I Encontro de Pais e Mestres da Educação Inclusiva de Rio Verde, no intuito de sensibilizar pais e mestres para a temática em questão: a Educação Inclusiva na perspectiva da Diversidade.
O evento contou com as presenças de pais, alunos, professores, coordenadores e gestores escolares, diretamente envolvidos com as causas da Inclusão Escolar e Social.
A mesa diretiva foi composta pela Secretária de Educação, Diones Lopes; Coordenadora dos Trabalhos Pedagógicos da SME, profª Liduina Vieira Arantes, no ato representando o Coordenador Pedagógico Administrativo, Leonardo Montes; a Coordenadora da Educação Inclusiva, Mylena Almeida Rodrigues; a Palestrante do evento, Profª Drª Dolores Tomé; Presidente da Adefirv- Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde, Jacinto Braz; Profª da Escola de Ser, Lauriane Marília de Lima Costa; Gestora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Bom Pastor, Sandra Marlene de Oliveira Rodrigues; Supervisor da empresa BRF Foods, Vanderlei Scarmagnane; representante do Ministério da Agricultura Fiscal, Fabiano Meyer.
Na abertura, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado na Língua Brasileira de Sinais pela Profª de Libras da SME, Cátia Bazílio Ferreira.
Um dos momentos impactantes foi quando Cátia Bazílio, interpretada por tradudora e Ian da Silva Cruvinel, Prof. do Colégio Estadual Quintiliano Leão Neto contaram suas histórias de vida e superação, mostrando que perder um sentido do corpo não é perder o sentido da vida.
A Coordenadora da Educação Inclusiva, Mylena Almeida Rodrigues, destacou: “Estou Feliz e bastante emocionada em colaborar com realização do I Encontro de Pais e Mestres da Educação Inclusiva de Rio Verde, espero que o II Encontro seja melhor, um legado da gestão Diones Lopes, à frente da Secretaria Municipal de Educação. O I Encontro está marcado hoje. Pais, a inclusão é um caminho para construirmos juntos, seus filhos têm direito à Educação, uma educação de qualidade e agora se refere à Educação Inclusiva”.
A Secretaria de Educação, Diones Lopes, ressaltou: “oferecer a Educação Inclusiva é possibilitar um sistema de acesso a igualdade de condições e de cidadania, sem levar em conta as diferenças, as deficiências, mas fortalecer o direito à diversidade, cenário em que o professor e aluno tornam-se os protagonistas da história, para ressignificar o conhecimento e a aprendizagem”.
Na ocasião, foi apresentada a canção “Você é especial” de Luciana Antunes, musical interpretado por Jeanne Barreto e Davi Larbac.
Logo em seguida, a Drª Dolores Tomé, executou na flauta o clássico “Carinhoso” e proferiu a palestra: Comunicação e Informação – considerações sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Em sua explanação, Drª Dolores reforçou aos pais que tivessem diálogo com os filhos: “devemos sensibilizar as crianças para que não tenham preconceito, e acima de tudo respeito ao próximo, pois quem não tem preconceito, aprende mais rápido. Afinal, somos todos iguais”. Dolores realçou que não só a música, mas a arte como um todo constitui identidade das pessoas com deficiência. Para ela: “o público da Educação Inclusiva contribui com o processo civilizatório, no sentido de fortalecer a democracia, estimular os talentos, o respeito na Escola, sem subjugar as diferenças”.
Os trabalhos foram encerrados com um emocionante desfile envolvendo alunos da Rede Municipal.
O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Educação Inclusiva, em parceria com a Comigo, BR Foods, Lojas Malwee Brasileirinhos e Lepolá, Fabiano Meyer, Rinco e Unopar .
Fotos: Washington Oliveira
Secretaria de Educação realiza I Encontro de Pais e Mestres da Educação Inclusiva