/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a equipe da Saúde Mental da cidade foi contemplada para participar de um projeto da Coordenação Geral da Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde. No ano de 2013 o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas lançou a Chamada para Seleção de Projetos Percursos Formativos na RAPS( Rede de Atenção Psicossocial) : Intercâmbio entre Experiências e Supervisão Clínico Institucional. Esse projeto contempla três ações específicas: Intercâmbio profissional entre as redes preceptoras e redes em formação; Oficinas de atualização de trabalho em rede para as redes em formação; e Supervisão clínico Institucional para as redes preceptoras e redes em formação.
Em Rio Verde a diretriz principal do projeto é a desinstitucionalização dos pacientes que estão nos hospitais psiquiátricos há muitos anos, onde muitos poderiam ter uma vida social em contato com a família, mas, devido ao costume de institucionalizar os pacientes com problemas mentais, isso não acontece.
Para que a equipe da Saúde Mental vivenciasse o processo de desinstitucionalização, 20 funcionários foram a Sorocaba-SP , rede preceptora, durante 28 dias ( primeira fase do Projeto) para entender como a Rede SUS deve ser organizada para receber os pacientes da Saúde Mental. Além disso, o intercâmbio pôde mostrar aos funcionários como o processo é complexo e lento, porém, fundamental para o ganho de vida dos pacientes do setor.
Para abrir a semana de Oficina de Integração e Atualização toda equipe da Saúde Mental se reuniu ontem, 16, com o secretário de saúde, Leonardo Tangerino, para a apresentação do projeto e discussão com todos os profissionais sobre como a desistitucionalização irá funcionar. Para dar seguimento ao Projeto duas profissionais de Sorocaba vieram para dar início à segunda fase do projeto onde haverá oficinas de integração e atualização. Essa fase promove a educação continuada dos funcionários do setor e os prepara para a desinstitucionalização, a qual já vem acontecendo em Rio Verde. Esse processo consiste em reinserir o paciente com problemas mentais e / ou com álcool e outras drogas na sociedade de maneira digna e que respeite seus direitos civis.
Para Luciana Martins, coordenadora da Saúde Mental em Rio Verde, “ hospital não é lugar de ninguém morar”, se referindo a necessidade da desinstitucionalização dos pacientes que moram há muitos anos em hospitais psiquiátricos da cidade. De acordo com Marilaque Barros da Silva, assistente social do CAPS AD, “os pacientes da saúde mental também tem o direito de viver a sua singularidade”.
Segundo o secretário de saúde, Leonardo Tangerino, “esse Projeto será apoiado por sua gestão porque ele mesmo acredita que tratar os pacientes da Saúde Mental de maneira humanizada trará qualidade de vida aos pacientes e fará o tratamento ser mais eficaz”.
Para que seja possível essa reinserção desses pacientes na sociedade o Ministério da Saúde criou os Centros de Atenção Psicossocial ( CAPS ) sendo que há o CAPS II- Saúde Mental e o CAPS AD – Álcool e outras drogas onde os pacientes participam de atividades em grupo, além de receber todo tratamento psicológico necessário. Para complementar a desinstitucionalização foi criado as Residências Terapêuticas (RT) onde os pacientes poderão morar em uma residência tendo todo apoio da equipe da Saúde Mental, mostrando a capacidade desses pacientes em voltar a fazer parte da sociedade. Para Rio Verde abrir as duas primeiras RTs será fundamental o treinamento e a educação continuada , a qual está acontecendo durante toda esta semana.
Equipe Saúde Mental reunida com secretário de saúde para a apresentação do Projeto