Rio Verde recebe a partir desta terça-feira, 8, a Campanha Itinerante de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. A promoção da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) visa conscientizar a população quanto aos danos causados pela atividade.
De acordo com José de Paula Moraes Filho, secretário do Meio Ambiente, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) define Goiás como uma das principais rotas do tráfico de animais silvestres do País. Esta espécie de crime é bastante comum na região Centro-Oeste.
No começo deste ano, a Polícia Civil de Goiás desmantelou ponto de tráfico de animais com 482 pássaros silvestres. A ação ocorreu no Bairro Colina Azul, em Aparecida de Goiânia. A campanha contra o tráfico de animais silvestres envolve distribuição de folhetos, exposição fotográfica e de equipamentos, além de palestras com pesquisadores ambientais do Estado.
Alunos de 30 escolas públicas da cidade devem participar do encontro, que pretende denunciar o comércio ilegal de animais silvestres responsável por movimentar entre US$ 10 a 20 bilhões ao ano. De acordo com o Renctas, 38 milhões de animais são retirados do Brasil a cada ano. Agecom