
As notas referentes aos 1º e 2º quadrimestres de 2023 colocaram Rio Verde em 1º lugar entre os municípios do estado de Goiás, com mais de 100 mil habitantes, na avaliação global da atenção primária em saúde realizada pelo Ministério da Saúde.
Este ranking classifica sete indicadores que compõem a nota dos municípios. Rio Verde se destaca pela cobertura de vacinação contra a pólio e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza), com 88%. Outro indicador relevante aponta que 99% das gestantes realizaram exames para detectar sífilis e HIV, e 90% delas também passaram por exames odontológicos durante o pré-natal.
O programa Previne Brasil avalia indicadores relacionados a ações estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
Alguns fatores que contribuíram para esse destaque incluem as melhorias realizadas pela atual Gestão na saúde municipal, como: a ampliação no número de Equipes de Estratégia de Saúde da Família, a qualificação das equipes e aprimoramento dos processos de trabalho, o monitoramento e avaliação diária dos indicadores, as Iniciativas de educação permanente junto à comunidade, incentivando o senso de co-responsabilidade nos cuidados de saúde.