A cidade de Rio Verde sediou, na quinta-feira (21/03), uma importante formação sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) dentro das escolas, devido às suas experiências exitosas e inovações implementadas no cardápio escolar da rede municipal. São servidas diariamente 45.430 refeições, com foco em nutrição e segurança alimentar, garantindo mais qualidade na alimentação escolar.
Essa formação, foi realizada no auditório da UniRV, e apresentou resultado de uma pesquisa feita pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG) no seu plano de trabalho de 2023. O Cecane UFG é um projeto em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e presta apoio técnico, operacional e científico para o aprimoramento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado de Goiás. O intuito da formação é sensibilizar os atores sociais do PNAE, como nutricionistas, gestores escolares, secretários de educação, membros do conselho da alimentação escolar, agricultores familiares, merendeiras e demais interessados, sobre a importância de realizar as ações de EAN nas escolas, visando a promoção autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, bem como apresentar os normativos legais que endossam a inserção da EAN nesses espaços.
Essa capacitação contou com a participação de representantes de diversos municípios, incluindo Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Montividiu, Porteirão, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra e Turvelândia, e teve como objetivo sensibilizar os atores sociais do PNAE sobre a importância de promover hábitos alimentares saudáveis nas escolas.
Em breve, será lançado o e-book "EAN na Escola: Reflexões e Possibilidades", contendo experiências bem-sucedidas em EAN desenvolvidas em Goiás, incluindo Rio Verde. Confira o vídeo!