Será realizado em Rio Verde nos dias 24, 25 e 26 de maio, na sede da Adefirv, situada à Rua: JK, nº99, Bairro Santo Agostinho, a entrega de 223 equipamentos para os cadastrados no Programa Reabilitar Itinerante. A solenidade de abertura do início da distribuição destes equipamentos será realizada nesta terça-feira, 24, às 8 horas, na sede da Adefirv, e contará com a presença da Secretária de Promoção Social, Clarice Martins, demais gestores públicos e convidados.
Em Rio Verde, o programa é uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social, com a Vila São Cottolengo, e visa a beneficiar portadores de deficiências física, mental ou auditiva, desprovidos de condições financeiras para adquirir tais equipamentos.
A equipe de profissionais da Vila São Cottolengo, formada por fisioterapeuta, técnico de prótese, assistente social e coordenador administrativo, estará na Cidade neste período para reavaliar os beneficiados e entregar cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, andadores, aparelho auditivo, próteses, órteses, entre outros, para todos os usurários que já passaram pelo processo de tirar as medidas, realizado no mês de Março. Para a secretária, a parceria é muito importante no sentido de garantir melhores condições de vida aos portadores de necessidades especiais menos favorecidos. “Este trabalho é grandioso e merecedor de toda nossa atenção. O trabalho social desenvolvido pela Vila São Cottolengo é muito bonito e esta parceria tem beneficiado cada vez mais pessoas em Rio Verde. Sabemos que muitos não têm condições de adquirir estes equipamentos por conta própria e esta oportunidade é valiosa. Por isso, não medimos esforços para atender no que for preciso na concretização deste Programa,” ressaltou. Programa Reabilitar O programa presta atendimento aos municípios goianos desprovidos de serviços especializados em alta e média complexidade para pessoas com deficiência motora ou sensório-motora, como por exemplo, meios auxiliares de locomoção, órteses e próteses, tratamento terapêutico como, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, equoterapia, serviço social, fisioterapia, nutrição e enfermagem. O atendimento é completamente gratuito e visa atender realmente as pessoas com extrema necessidades. HistóricoO Hospital São Cottolengo implantou o Programa Reabilitar em 2002. Trata-se de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física-auditiva. Em 2005, foi criado o Programa Reabilitar Itinerante, que percorre os municípios do interior de Goiás para atender mais de perto as necessidades dos deficientes físicos. A Vila São José Cottolengo atua através do programa de medicina física e reabilitação e auxilia pessoas com deficiências física, mental e auditiva.