A secretaria de Juventude, Ciência e Tecnologia em parceria com a Faculdade Objetivo levou para a clínica espírita Marat de Souza o projeto “Saúde em Movimento”. Desde o mês de agosto os 50 internos estão recebendo todos os benefícios das atividades e dos exercícios funcionais da fisioterapia.
O projeto é uma ideia do coordenador da faculdade de fisioterapia do Objetivo Getúlio Freitas Filho e da fisioterapeuta Rejane Maria Cruvinel Cabral, e tem como objetivo além da parte prática e terapêutica da fisioterapia promover socialização e lazer para os internos da clínica.
Na última quarta-feira, 19 de novembro, os alunos aferiram a pressão arterial dos internos e fizeram um circuito funcional com bambolês, tapete anti derrapante e boliche, além de brincadeiras como a dança da cadeira. Tudo acompanhado de muita música. “É uma das nossas missões desde o início não deixar o projeto com aspecto de tratamento, queríamos algo que também fosse melhorar o ambiente e qualidade de vida social e emocional desses pacientes, já tão sofridos”, pontuou Rejane.
Segundo a fisioterapeuta geralmente os medicamentos usados no tratamento de doenças mentais trazem muitos efeitos colaterais, entre eles, o comprometimento do condicionamento físico. “É uma medicação hipoativa que deixa a pessoa parada o que compromete a mobilidade e a socialização, e as atividades que trazemos para eles são pensadas como forma de reverter esse quadro”, ressaltou.
As atividades acontecem toda semana durante as tardes de quarta-feira. São seis alunos além dos coordenadores que interagem com os internos. Para Rejane apesar do pouco tempo de implantação do projeto na clínica os resultados já são visíveis. “Os exercícios funcionais e a musicoterapia despertaram o interesse deles em participar das atividades e hoje, eles já esperam a quarta-feira para participarem do projeto. Estamos felizes com os resultados e vamos continuar com o projeto em 2015”, finalizou.